quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Observações Tecnológicas - Recuperar arquivos de Pen Drive Infectado

Meu pen drive foi infectado por um cavalo-de-troia. Como posso eliminar o vírus para recuperar meus arquivos?

As pragas digitais que infectam pen drives utilizam o recurso de “Autorun” para serem executadas no exato instante em que o dispositivo for espetado no computador. Esse é o mesmo recurso que permite que CDs abram programas de instalação no momento em que você insere o disco no leitor de CDs do seu PC. Como o Autorun não está restrito a CDs, qualquer dispositivo que resulte em um novo “drive” em meu computador -- incluindo câmeras digitais e discos rígidos portáteis -- podem ser “infectados” com um Autorun malicioso.

Mas você pode desativar o Autorun por completo. Isso significa que nenhum pen drive infectado poderá instalar uma praga digital em seu PC, a não ser que você execute manualmente o Autorun e/ou o programa infectado. Por outro lado, você também terá de executar programas de instalação de CD-ROMs manualmente.

Uma alternativa é segurar a tecla Shift enquanto conecta o dispositivo USB. Isso impedirá que o Autorun seja executado. Então você poderá abrir o pen drive pelo “Meu computador” e acessar seus arquivos sem problema (como na Imagem), ou mesmo executar o antivírus para desinfectar o dispositivo. Note que, se você estiver com o Autorun desativado, segurar o Shift fará com que ele seja executado, então não use as duas dicas juntas. Mas cuidado: você não deve dar dois cliques no ícone do pen drive! Isso pode fazer com que o Autorun seja executado e você será infectado. Em vez disso, selecione o drive pela barra de endereços no topo do Windows Explorer. Depois de acessar seus arquivos, você pode formatar o pen drive para limpá-lo de vez.

3 comentários:

MR Travel Assessoria Turística disse...

Olá,por favor, e se eu logo que comprar o Pendrive formatá-lo, eliminando o autorun? e a partir dai acessálo pelo explorer?

Master_Of_Games disse...

Olá, Se vc comprar o pendrive ele vem sem o autorum, mas com o decorrer do tempo de uso, ele irá ser infectado por essa infiltração, se vc acessar pelo explorer não tem nenhum risco de infecção.
Obrigado pela sua postagem!!!
Estarei a disposição para qualquer dúvida.

Anônimo disse...

olá meu pen drive foi infectado e agora ao colocar no pc ele começa a mover os meus aruivos pra quarentena e necessito copiar meus arquivos novamente como faço pra tê-los de volta.