sábado, 21 de fevereiro de 2009

S.O.S. TERRA: Pau-Brasil (Caesalpinia echinata Lam.)

Pau-brasil (Caesalpinia echinata Lam.)

Nome Popular: Pau-brasil, brasileto, ibirapitanga, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, imirá piranga, orabutã, arabutá, sapão, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta, pau-pernambuco, pau-rosado, pau-vermelho.
  • Família: Fabaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Ciclo de Vida: Perene

Árvore símbolo do Brasil, o pau-brasil é uma leguminosa nativa da Mata Atlântica presente nos Estados de AL, BA, ES, MG, PB, PE, RJ, RN e SE. Pela Lei nº 6.607, de 7 de Dezembro de 1978, o Pau-Brasil foi declarado Árvore Nacional do Brasil.

Ela apresenta tronco de casca acinzentada e recoberta de grossos acúleos, que descama em placas irregulares deixando ver a casca interna de coloração avermelhada. Possui copa globosa e raízes tabulares.

As folhas são compostas, bipinadas, com 5 a 6 pares de folíolos e 6 a 10 pares de folíolos secundários. Há presença de pequenos acúleos abaixo da ráquis.

As inflorescências terminais, do tipo panícula, são compostas de numerosas flores com quatro pétalas amarelas e uma central modificada, com mancha de coloração vermelha. Após a floração, que ocorre na primavera, surgem os frutos do tipo vagem, deiscentes, recobertos por numerosos acúleos e carregam de 1 a 5 sementes marrons e discóides.

De crescimento lento, pode atingir 30 metros de altura e 60 centímetros de diâmetro de tronco. O Pau-brasil apresenta madeira de excelente qualidade, dura, compacta, vermelha e muito resistente, apropriada para a construção naval, indústria moveleira e de intrumentos musicais. Ainda hoje ela é utilizada para confecção arcos de violinos.

Atualmente o Pau-brasil é uma espécie ameaçada de extinção nos Estados do RJ, BA, AL, PE e RN, sendo dificilmente encontrada em seu habitat natural. É mencionada no Anexo B da CITES - Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção, cujo comércio é controlado. Esta escassez se deve à intensa exploração que sofreu no passado, quando sua madeira era utilizada para extração de corantes. Estima-se que cerca de 70 milhões de exemplares tenham sido enviados para a Europa. Apesar disso está sendo largamente utilizada no paisagismo urbano, devido às suas qualidades ornamentais, e é comum sua aplicação em parques públicos e amplos jardins residenciais.

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e muito bem drenado. Durante o primeiro ano recomenda-se a proteção da muda, em local semi-sombreado. Adubações anuais estimulam uma intensa floração. Multiplica-se por sementes, que germinam com facilidade, não sendo necessária a quebra de dormência.

Nenhum comentário: