segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Observações Tecnológicas - Interatividade entre a mente e computadores!!

O homem sempre teve o desejo de interagir com o mundo pela força de sua mente. Nos anos 70 e 80, eram comuns pessoas que diziam entortar garfos e consertar relógios apenas com incríveis poderes mentais. Isso já ficou mais do que comprovado que não é possível, pelo menos, no mundo real, mas no virtual esse sonho já está se tornando realidade.

A Emotiv, empresa americana especializada em interfaces de computadores, anunciou nesta semana a criação do EPOC headset. A novidade é capaz de controlar ações e reproduzir, na tela do computador, as expressões faciais e comandos de pensamento de quem estiver usando um capacete especial.

O produto, que será disponibilizado para venda nos EUA no fim deste ano, custará cerca de 300 dólares e promete revolucionar a forma como nós interagimos com os jogos de computador.

O motivo de tamanha revolução?

Com o slogan “sabemos o que você está pensando”, a Emotiv criou um software que permite o controle de jogos através da “força do pensamento”.

O novo “brinquedinho” inclui um capacete com sensores sensíveis às ondas elétricas produzidas pelo cérebro, um jogo com essa espécie de “robô virtual” que vemos na imagem de capa e uma plataforma através da qual em pouco tempo será possível interagir com jogos como o Second Life sem dar um click no mouse.

Achou pouco? Ainda tem mais: de acordo com o fabricante, a ferramenta também consegue identificar as emoções do usuário para realizar mudanças compatíveis no jogo exclusivo. De acordo com o humor de quem joga, a densidade das cores pode variar, assim como o volume da música de fundo.

Tecnologia inovadora

A questão que povoa nossas mentes é: como um computador pode detectar alterações de humor em um ser humano?

A explicação não é das mais simples, mas vale a pena saber. A tecnologia usada é a eletroencefalografia, algo muito parecido com a usada dos exames médicos do córtex cerebral (eletroencefalograma). Através da “leitura” das ondas emitidas pelo cérebro de voluntários na pesquisa, foi realizado um mapeamento dos sinais enviados de cada região do cérebro. Assim, mesmo que um sinal emane do mesmo lugar que outro, o EPOC é capaz de diferencia-los.

Com toda essa tecnologia, fica difícil não se divertir com esse jogo já que ele é capaz até de criar mais vilões se perceber que o jogador está entediado!

Se você acha que isso pode ser mentira, neste site tem algumas demonstrações!!! Link do site abaixo:

EMOTIV

Nenhum comentário: