segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Observações Tecnológicas - Otimize seu pc

Oi gente, sou o Master_Of_Games, vou estar postando todas as novidades que rola no mundo da tecnologia. Já que hoje é segunda vou publicar a minha primeira postagem no meu Post Especial OBSERVAÇÕES TECNOLÓGICAS.
.
Vou começar com dicas de como deixar o seu pc mais rápido e leve!!!
.
As dicas são para Windows XP, mas muitas delas são válidas para as demais versões. Talvez os caminhos especificados sejam outros, mas a idéia é sempre a mesma: Deixar o Windows funcionando com o mínimo de recurso possíveis. Deve-se dizer também que todas as dicas podem ser feitas sem medo por qualquer usuário e sem utilizar nenhum programa especial. Mas se você preferir garantir, o primeiro passo é criar um ponto de restauração do sistema indo em Iniciar - Programas - Acessórios - Ferramentas do Sistema - Restauração do Sistema.
.
OBS: O ponto de restauração, é uma utilidade que já vem com o windows XP e e que o usuário poderá desfazer o que fez no periodo que o ponto foi feito. Ex: Se o ponto de restauração foi feito dia 01/01/2009, então o que você instalar ou mudar no seu pc depois desta data , poderá ser desfeito, desde que o usuário queira.
.
Deixe o Windows funcionando bem
Isso quer dizer que você deve manter o Windows atualizado, desfragmentar o disco, ter os drivers instalados adequados ao seu hardware. Para desfragmentar o disco, você deve ir em Iniciar - Programas - Acessórios - Ferramentas do Sistema - Desfragmentador de disco.
.
Recursos para Memória
Recomendo que não se use estes programas, que se dizem melhorar o pc, como uma mágica. No geral, eles deixam o computador mais lento. Se o problema é a memória, tente investir um pouco. Pentes de memória são bem baratos em relação aos outros componentes. Recomendo um mínimo de 512MB para windows XP e 1GB para Windows Vista.
.
Desabilite os aplicativos desnecessários ao inicializar
No Menu Iniciar selecione Executar e digite msconfig;. Na aba Inicializar desmarque todos os programas que são desnecessários ao inicializar. Uma observação óbvia, desmarque somente aqueles programas que você sabe para que serve e que tem certeza que são inúteis.
.
Desabilite os recursos visuais
Por mais que seja bonitinho ter esses recursos, eles acabam com a memória da máquina e você pode muito bem passar sem eles. Clique em Painel de Controle - Sistema, na aba Avançado veja a descrição Desempenho e clique em Configurações, então selecione Ajustar para obter um melhor desempenho. Se quiser manter alguns recursos, estes são inofensivos:
a) Usar estilos visuais em janelas e botões;
b) Usar fontes de tela com cantos arredondados e
c) Usar sombras subjacentes para rótulos de ícones na área de trabalho.
.
Desabilite os sons
Qual o interesse de ter uma música ao iniciar ou desligar o Windows? Não vejo nenhum motivo para isso, portanto, retire-as! Vá em Painel de Controle, Sons e dispositivos de áudio, e na aba Sons, e selecione Sem som. Mas se preferir alguns, mantenha os seguintes itens em Nenhum
a)Iniciar o Windows;
b)Logoff do Windows;
c)Logon do Windows;
d)Maximizar;
e)Minimizar;
f)Restaurar acima;
g)Restaurar abaixo;
h)Sair do Windows.
.
Libere espaço no disco rígido
Vá em Iniciar - Programas - Acessórios - Ferramentas do Sistema - Limpeza de disco. Lá, selecione o que pode ser apagado. Retire também os programas que não estiver usando.
Levando em consideração que o Windows precisa de alguns MB para o Windows funcionar bem, seria bom liberar algum espaço em disco. Selecione todos os itens que julgar que devem ser apagados. Aproveite e vá na aba Mais Opções e remova programas que você não usa mais e também desative alguns recursos do Windows que são desnecessários. No geral os seguintes quase nunca são usados e podem ser desativados sem perdas:
Mensageiro: Aplicativo utilizado por spywares e sites para enviarem mensagens na tela;
Telnet: Se você não usa uma área de trabalho remota, pode desativá-lo;
Alertas: Trata-se de alertas administrativos, não necessários para o usuário doméstico;
Temas: Desabilite os temas e utilize a aparência clássica do Windows;
Ajuda e suporte: Se você não usa este recurso, desative-o ou deixe em modo Manual;
Central de Segurança: Retira os avisos de Firewall, Antivírus e Atualizações automáticas. Se você conhece bem estes recursos, pode desativá-lo.
Área de armazenamento: Se não se usa área de trabalho remota, desative-o.
Compartilharmento remoto da área de trabalho do NetMeeting: Sabe para que serve o NetMeeting? Não? Desative;
Registro Remoto: Mais uma vez, mantenha ativo apenas se usar área de trabalho remota;
Spooler de impressão: Se não tiver impressora, pode desativá-lo;
Serviço de Descoberta UPnP: Para quem não está conectado em rede, pode ser desativado;
Sistema de Alimentação Ininterrupta: Se não há nenhum no-break, pode ser desativado.
.
Diminua o espaço em disco da lixeira e dos arquivos temporários
Clique com o botão direito na Lixeira e então em Propriedades. Selecione a opção Usar a mesma configuração para todas as unidades e diminua o tamanho máximo da Lixeira, mudando o valor para 2%. Tenha em mente que esta modificação fará com que menos arquivos sejam restaurados depois de excluídos, portanto, pense bem antes de deletar um arquivo, ou ignore esta configuração.
.
Usar pastas clássicas do Windows
Pastas nesta configuração são abertas mais rapidamente. Portanto vá em Painel de Controle, Opções de pasta e selecione Usar pastas clássicas do Windows. Selecione também Abrir pastas na mesma janela, assim você evita múltiplas pastas abertas ocupando mais memória.
Obs.: Estas dicas foram uma compilação de inúmeras outras páginas com dicas semelhantes. Selecionei aqui apenas as mais simples e livres de risco.
.
Taí, pessoal, as dicas de otimização do XP, essas dicas funcionam em qualquer Windows XP, e qualquer dúvida sobre alguma dica, pode mandar um comentário ou um recado no mural de recado que eu estarei disponibilizando para vocês.

Um comentário:

JPBarra disse...

Valew cunhado. Obrigado pelas dicas.

O blog tá com uma cara de profissionalismo q não é brincadeira.

Parace uma página do portal Globo.com

Parabéns...