sábado, 16 de maio de 2009

S. O. S. Terra: Ariranha ou Lontra Gigante

A ariranha é o maior mustelídeo conhecido.

Sua distribuição original cobre a bacia Amazônica, do São Francisco e a Alta Bacia do Paraguai e do Paraná. No Pantanal, vivem ao longo de rios, corixos e lagoas, preferindo os corpos d'água de margens expostas, onde escavam suas tocas.
.
Sua pelagem e curta e densa, de coloração geral parda. A parte anterior do pescoço apresenta manchas características e irregulares, de coloração clara. Tem a cabeça arredondada, com orelhas pequenas, membros curtos, patas largas e os dedos completamente unidos por uma membrana. A cauda e longa, larga e caracteristicamente achatada dorsalmente.
.
Animal diurno, social e de hábitos semi-aquáticos, vivem usualmente em grupos familiares de 5 a 9 indivíduos, fortemente territoriais e são especializadas em pescar e comer peixes grandes, mas provavelmente também podem comer crustáceos, moluscos ou outros vertebrados como cobras e filhotes de jacarés. Para repouso e abrigo utiliza grandes locas escavadas nos barrancos.
.
Nascem de 1 a 3 filhotes, após uma gestação de aproximadamente 65 dias.
.
Espécie considerada extinta na natureza, listada no Apêndice I da CITES, e relativamente comum onde não e perturbada, mas rara ou extinta em muitos locais onde ocorria originalmente. Foi dizimada pela pressão de caça devido ao valor de sua pele e ate mesmo pelo peixes que consome. Seu habitat próximo a agua e limitado e acessível o que, ao lado do comportamento altamente conspicio, contribuem para agravar sua vulnerabilidade.
.
O que esta sendo feito - Parque Nacional do Jaú


O Parque Nacional do Jaú é o maior parque nacional do Brasil e do mundo, em floresta tropical úmida contínua e intacta. Localizado entre os municípios de Novo Airão e Barcelos, ao norte do Amazonas, leva o nome do principal rio do Parque, e de um dos maiores peixes brasileiros: o Jaú. Hoje, esse paraíso ecológico é conhecido como modelo de Unidade de Conservação na Amazônia, formando, juntamente com as Reservas de Desenvolvimento Sustentável de Amanã e de Mamirauá, o maior corredor biológico preservado do mundo em selva equatorial, com mais de 5,7 milhões de hectares.

Nesse parque, sobrevivem animais ameaçados de extinção, inclusive a Ariranha ou Lontra Gigante.

Entre em contato:
Rua Ministro João Gonçalves de Sousa s/n - BR-319 Km 01, Supes (AM). CEP: 69075-830. Telefone: (92) 613-3096 - 613-3094, Ramal 231/246.

Nenhum comentário: