segunda-feira, 18 de maio de 2009

Rapidamente Falando...

BRASILEIRA É PREMIADA POR EXPLORAÇÕES CIENTÍFICAS.
.
A astrônoma carioca Rosaly Lopes foi a primeira brasileira a ganhar o Wings Worldquest Women of Discovery, que reconhece o destaque feminino em vários campos relacionados à exploração científica. Premiada na categoria Ar e Espaço, o reconhecimento veio em função de uma vida de trabalho dedicada ao mapeamento e à descoberta de vulcões no Sistema Solar. No Laboratório de Propulsão a Jato da NASA desde 1989, Lopes participou das missões Cassini-Huygens (explorações na Titã, maior lua de Saturno) e Galileu (1996-2001), onde foi possível descobrir cerca de 150 vulcões na Io, maior lua de Júpiter. “Io é o lugar com maior atividade vulcânica do Sistema Solar”, diz Rosaly. Segundo a doutora, ainda são poucos dados a respeito da Io, mas já se sabe que os vulcões de Júpiter têm características bem diferentes dos da Terra, como idade, duração das erupções e temperatura. Em relação ao prêmio, uma bolsa de estudos, Lopes pretende realizar um trabalho exploratório em alguma área de difícil concessão de verbas pela NASA. “É muito difícil conseguir apoio financeiro da NASA quando se quer fazer algum trabalho fora de seu campo de atuação, por isso, é possível que utilize a bolsa para projetos em outra área”, conta ela.
.
MISTURA DE BIODIESEL AO DIESEL SOBE PARA 4% EM JULHO.
.
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicou hoje, no Diário Oficial da União (D.O.U.), resolução que aumenta de 3% para 4% a mistura obrigatória de biodiesel ao diesel. A determinação passa a valer a partir de 1º de julho. A previsão do Ministério de Minas e Energia é de que com os 4% de mistura, a produção de biodiesel deverá subir de 1,2 bilhão de litros do ano passado para 1,8 bilhão de litros este ano. De acordo com a resolução, essa adição de biodiesel ao diesel não exigirá alteração dos motores nem da frota veicular em circulação. Em termos ambientais, segundo a resolução, a ampliação do uso do biodiesel reduzirá a participação do óleo diesel na matriz energética contribuindo para a diminuição das emissões de poluentes veiculares nos centros urbanos e nas rodovias.
.
ENCICLOPÉDIA RECRIA MUNDO BÍBLICO BASEADO EM ACHADOS ARQUEOLÓGICOS.
.
O livro Enciclopédia da Bíblia, que acaba de ser lançado no Brasil, é um antídoto bem-vindo ao peso da tradição, ajudando o leitor a ver o universo bíblico de forma mais direta, através da lente da arqueologia e da reconstrução acadêmica moderna. Graças aos inúmeros achados arqueológicos ao longo do último século, dá para reconstruir com razoável grau de precisão as muralhas azuis da Babilônia ou o portão da cidade israelita de Magedo (o suposto local do Armageddon, segundo a tradição bíblica) na época do rei Salomão. Usando esses numerosos subsídios, os autores da obra reconstroem o culto religioso no Templo de Jerusalém, os casamentos e nascimentos de filhos no antigo Israel, a agricultura, o comércio e a guerra. Há descrições sucintas e precisas do conteúdo dos livros bíblicos e até uma bela seção sobre a fauna e a flora da Terra Santa na Antiguidade. As páginas da enciclopédia estão cheias desses pequenos detalhes que fazem a diferença: um calendário dos antigos israelitas escrito em forma de verso; a coleção de jóias de uma cananeia morta há 3.300 anos; moedas da época de Herodes que certamente passaram de mão em mão no mercado; o sinete (espécie de carimbo identificador para selar documentos) usado por um escravo do rei de Judá; um jarro de vinho que leva a identificação do dono e talvez até uma designação de origem.

Nenhum comentário: