domingo, 3 de maio de 2009

Mundo Curioso: A Origem da Margarina

Margarina, criação de Hippólyte de Mége Mouriés.

A história do surgimento da margarina está relacionada ao ganho do prêmio pelo químico Hippólyte de Mége Mouriés, no ano de 1869. Prêmio esse, proposto pelo governo de Napoleão III para quem descobrisse um produto semelhante à manteiga, mas que fosse facilmente conservado e tivesse preços mais razoáveis. Nessa época a França estava passando por uma grave crise econômica e necessitava de vários gêneros alimentícios, como a manteiga tornava-se um produto cada vez mais caro e escasso, não provia as classes pouco favorecidas.

Hippólyte derreteu sebo de vaca a uma temperatura de 45°C e extraiu uma gordura que misturou com leite desnatado, estômago de porco, úbere de vaca e bicarbonato de sódio. A mistura foi depois comprimida resultando numa substância a que foi dado o nome de margarina.

A palavra margarina é oriunda do grego margaron que significa “pérola”, devido à aparência perolada do novo produto, que desde então tem passado por várias transformações em seu processo de fabricação.

A primeira fábrica de margarina apareceu na Holanda no ano de 1871, quando Mège-Mouriés vendeu a sua invenção à firma holandesa Jurgens, um dos pilares da atual Unilever. A partir daí a Europa passou a consumir a margarina, mesmo quando a manteiga retornou com abundância ao mercado.

Nenhum comentário: