terça-feira, 19 de maio de 2009

Observações Tecnológicas - Coreanos fazem carro que anda sobre 'rua elétrica'

Engenheiros da Coreia do Sul estão trabalhando em um novo protótipo de sistema para um veículo eléctrico sistema, no qual a energia não vem do motor, mas de faixas eletromagnéticas fixadas no asfalto.

O projeto do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul (KAIST) foi apresentado esta semana em Daejeon.

"Os carros trazem muitos problemas de poluição para a Coreia, assim como para outros países. Usamos hidrocarbonetos orgânicos combustíveis, principalmente

Até o presidente sul-coreano Lee Myung-bak já andou no carro da KAIST (Foto: Jo Bo-hee/AP)

petróleo, e que, por sua vez, gera problemas ambientais", disse Suh Nam-pyo, presidente do instituto KAIST.

A capital Seul, com 10 milhões de habitantes, está ficando mais quente três vezes mais rápido do que a média mundial, conforme anunciou o Instituto de Meteorologia sul-coreano.

Para Suh, a solução óbvia: "Substituir todos os veículos movidos com motor de combustão por carros que não poluem o ar e não utilizar o petróleo."

Suh, um inventor formado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), disse que a potência necessária para o carro andar poderia vir não de um contato mecânico, mas do própria pista por onde ele passa.

O protótipo desenvolvido por ele capta a energia elétrica a partir de tiras embutidas na estrada (e não de trilhos, como nos trens, ou fios suspensos, como nos trólebus).

A energia é armazenada em uma pequena bateria, um quinto do tamanho das baterias normalmente utilizadas, permitindo ao veículo ter energia suficiente para mais de 80 km, disse Cho Dong-ho, o cientista encarregado do projeto.

Nenhum comentário: