sexta-feira, 15 de maio de 2009

Planeta Down - Guia Prático da Nova Ortografia.

Como todos já devem estar sabendo, entrou em vigor em 2009 a reforma ortográfica da nossa língua escrita, que somente será obrigatória em 2012. No entanto, é importante que nos acostumemos com as novas regras desde já, para estarmos totalmente preparados quando as mudanças entrarem em vigor.

Escrito por Douglas Tufano e publicado pela Editora Melhoramentos, o Guia Prático da Nova Ortografia é uma das melhores referências oficialmente lançadas que abordam o tema relativo às recentes mudanças ortográficas da língua portuguesa.

O Guia

Antes de mais nada, para poder visualizar o guia sem complicações, é necessário ter um leitor de arquivos em PDF instalado no seu computador. As melhores sugestões são o Adobe Reader e o Foxit Reader, líderes de downloads no nosso site.

Ao abrir o arquivo, logo de início você notará que sua abordagem é em linguagem simples e de fácil compreensão, o que já ajuda e muito no aprendizado. Embora não exista um índice com os tópicos abordados, eles se encontram bem divididos pelos títulos referentes às mudanças.

A regra do trema é uma das alterações.

O autor sempre elucida as mudanças citadas através de um grupo de exemplos, mostrando, lado a lado, a diferença de escrita nas palavras antes e depois da reforma. Em diversos tópicos, ele também chama a atenção do leitor para exceções ou casos em que as regras mereçam maior destaque.

Quanto às regras de aplicação do hífen, as mudanças são abordadas em pequenos tópicos, seguidos de quadros com dezenas de exemplos que ilustrem as situações descritas. Há, ainda, a ênfase em algumas regras que não foram mudadas, o que pode evitar eventuais equívocos.


Tamanho:1,0 MB

Formato: .PDF

Download 1: Clique Aqui

Download 2: Clique Aqui

Nenhum comentário: