terça-feira, 31 de março de 2009

Rapidamente Falando...

PLANTA TRANSGÊNICA GERA SUBSTÂNCIA ANTI-HIV.

Plantas transgênicas são capazes de produzir em larga escala uma substância que poderá ser usada como princípio de um gel microbicida anti-HIV. O produto serviria como método feminino de prevenção contra Aids. O estudo publicado hoje na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) utilizou 9.300 pés de tabaco selvagem (Nicotiana benthamiana) para produzir 60 gramas da proteína griffithsina (GRFT). Em 2005, pesquisadores isolaram a substância e comprovaram que ela se liga à cápsula do HIV, impedindo que o vírus infecte as células imunológicas do hospedeiro. Cientistas americanos inseriram o gene que produz a GRFT no vírus do mosaico do fumo. Depois, inocularam o micro-organismo nos vegetais. Infectados, começaram a produzir a substância em grande quantidade, viabilizando a produção industrial do biofármaco.

REMÉDIOS TÊM REAJUSTE DE ATÉ 5,9%.

A partir de hoje, os fabricantes de remédios estão autorizados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) a promover um reajuste de preços de até 5,9%. A decisão foi tomada no dia 11 de março e publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte. O preço máximo deve ser mantido até março de 2010, segundo a Anvisa. Os fabricantes têm até hoje para apresentar à CMED um relatório com os preços que pretendem praticar ao longo deste ano. Segundo a Anvisa, cerca de 20 mil remédios estão sujeitos a este reajuste. Entre os que não estão submetidos a este controle estão os homeopáticos e os fitoterápicos.

MARIA DA PENHA SE APLICA A CASO DE NAMORO SEM COABITAÇÃO, DIZ STJ.

A 3ª Seção do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que a Lei Maria da Penha pode ser aplicada a casos de namoro, independente de o casal residir na mesma casa. Dessa forma, o STJ determinou que a ação contra ex-namorado da suposta vítima tramite na Justiça comum, e não em juizado especial criminal. Mas com a ressalva, o conceito de "relações íntimas de afeto" não seja ampliado para abranger relacionamentos esporádicos, fugazes ou passageiros. De acordo com a ministra Laurita Vaz, relatora do conflito de competência, para caracterização da aplicação da Lei Maria da Penha, é preciso existir nexo causal entre a conduta criminosa e a relação de intimidade existente entre autor e vítima. Ou seja, a prática violenta deve estar relacionada ao vínculo afetivo existente entre vítima e agressor.

EMPRESA ESPANHOLA LANÇA CHOCOLATE QUE INIBE O APETITE.

A novidade é uma mistura de cacau, jojoba e a alga espirulina que, segundo seus criadores, produz no organismo, de maneira natural, uma sensação de apetite saciado após o consumo de apenas um ou dois bombons de 15 gramas cada. A empresa Disnatural é especialista em cosméticos naturais, mas há dois anos investiga a fórmula do chocolate com inibidor. O resultado final tem a aprovação do Instituto Tecnológico Agroalimentar da Espanha. Segundo o professor de Química Armando Yañez, da Universidade de Alicante e um dos criadores do novo produto, o ideal é comer o chocolate entre 45 minutos e uma hora antes das refeições para equilibrar as funções digestivas. Os bombons com inibidores de apetite entrarão no mercado espanhol na próxima Páscoa em três opções de sabores: chocolate ao leite, chocolate amargo e chocolate praliné recheado com amêndoas.

Nenhum comentário: