quarta-feira, 18 de março de 2009

Rapidamente Falando...

MEC MARCA A PROVA DO ENADE PARA O DIA 8 DE NOVEMBRO.

A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2009 foi marcada pelo Ministério da Educação (MEC) para o dia 8 de novembro. Neste ano, todos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados deverão realizar a prova. Conforme a portaria, neste ano serão avaliados os cursos de graduação em Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo, além de duas áreas novas: Estatística e Relações Internacionais. Serão avaliados também, pela primeira vez, os cursos superiores de Tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais. As inscrições deverão ser realizadas de 29 de junho a 31 de agosto. O Inep enviará, até o dia 29 de maio, as instruções e os instrumentos necessários para que os dirigentes das IES efetuem as inscrições dos estudantes habilitados ao exame.

OBESIDADE PODE ENCURTAR A VIDA EM PELO MENOS 2 ANOS, DIZ ESTUDO.

Pessoas com um Índice de Massa Corporal (IMC) de 30 ou mais – indicando obesidade – podem apresentar uma redução média de dois a dez anos na expectativa de vida, segundo estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Avaliando dados de 57 estudos envolvendo mais de 894 mil pessoas, a maioria da América do Norte e da Europa Ocidental, os pesquisadores notaram que as menores taxas de mortalidade estavam nos grupos com IMC entre 22,5 e 25 (peso normal). Tanto a obesidade quanto a subnutrição foram associadas à maior mortalidade. Os pesquisadores concluíram que “o excesso de peso encurta a vida humana”. “Em países como a Grã-Bretanha e a América, pesar um terço a mais do que o ideal reduz a vida em cerca de três anos”, destacou o pesquisador Gary Whitlock. “Se você está se tornando sobrepesado ou obeso, evitar o ganho de peso pode acrescentar anos a sua vida”, completou.

ESTUDO MOSTRA QUE ENVELHECIMENTO COMEÇA AOS 27 ANOS.

O professor Timothy Salthouse, da Universidade da Virginia, chegou à conclusão de que noção espacial e rapidez de raciocínio começam a declinar no cérebro a partir dos 27 anos idade. Seu estudo, conduzido por 7 anos, período em que entrevistou e testou 2.000 pessoas, de 18 a 60 anos, está sendo publicado neste mês na revista especializada Neurobiology of Aging. Os testes mostraram que, em 9 dos 12 testes, o pico de eficiência cerebral ocorre aos 22 anos, enquanto que os primeiros sinais de declínio de desempenho foram constatados em pacientes com 27 anos. Entre outros dados levantados pelos pesquisadores, a memória continua intacta até em média os 37 anos de idade, enquanto atividades baseadas em cultura acumulada, como as que envolvem o vocabulário, por exemplo, aumentam até os 60 anos.

ARMADILHA PARA PEIXES CONSTRUÍDA HÁ 1.000 ANOS É ENCONTRADA NO PAÍS DE GALES.

Pesquisadores do País de Gales descobriram uma armadilha para pegar peixes no estuário do Rio Teifi, em Poppit, que pode ter sido construída há mais de mil anos. A estrutura, em forma de "V", tem 260 metros de comprimento e foi descoberta a partir de observações de fotos aéreas do Google Earth. Segundo o pesquisador Ziggy Otto, da Unidade de Pesquisa de Ambiente Marinho e Zona Costeira da Faculdade de Pembrokeshire, ela pode ter sido feita com pedras da área para pegar peixes que migram rio acima, como salmões e trutas. Os peixes eram conduzidos para dentro da armadilha e, quando a maré recuava, os pescadores os recolhiam com redes. "A idade não é conhecida mas, como fica totalmente submersa em todos os tipos de maré, a armadilha para peixes é muito antiga. Possivelmente ela remonta mais de mil anos, quando o nível do mar era mais baixo e a entrada do estuário de Teifi ficava mais para o lado de Poppit." Os pesquisadores devem realizar mergulhos na área para estudar a estrutura, hoje coberta de algas e anêmonas.

Nenhum comentário: