quinta-feira, 5 de março de 2009

Rapidamente Falando...

DESCOBERTO PROCESSO MOLECULAR QUE PRODUZ CABELOS BRANCOS.

Cientistas da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz, no sudoeste da Alemanha, e da Universidade de Bradford, no Reino Unido, conseguiram desvendar o mistério dos fios brancos, ao decodificar o processo molecular que provoca a descoloração do cabelo. "O ponto de partida é o peróxido de hidrogênio, que conhecemos como água oxigenada", explicou o especialista Heinz Decker, do Instituto de Biofísica da universidade alemã. Com o passar dos anos, o cabelo gera mais quantidades desse composto químico e inibe a produção de melanina, o pigmento da cor, afirmou. O aumento da produção do peróxido de hidrogênio aumenta porque o metabolismo perde velocidade e deixa de poder decompor o composto químico em seus dois componentes, água e oxigênio, o que leva à acumulação da fórmula, explicou Decker. Com a descoberta, os cientistas esperam poder estimular a busca de métodos para tratar melhor os problemas de pigmentação da pele e o cabelo.
.
NASA INICIA "CENSO PLANETÁRIO".
.
A NASA, Agência Espacial Americana, colocará esta semana em andamento sua primeira missão com capacidade para responder a um dos principais questionamentos da humanidade: existe vida além da Terra? Os cientistas descartaram virtualmente toda possibilidade de que exista algum tipo de atividade biológica como a que conhecemos na Terra. Com isso, a esperança de encontrá-la está nos exoplanetas, corpos que giram em torno de outras estrelas além do Sistema Solar. Até agora, a partir de diversos sistemas de detecção, os astrônomos confirmaram a existência de mais de 320 desses planetas. O observatório Kepler, o recenseador, partirá na sexta-feira do Cabo Canaveral, na Flórida, em uma longa viagem intergalática de 3,5 anos, junto ao foguete Delta II, em busca na "minúscula" região de Cygnus-Lyra, que contém cerca de 100 mil estrelas similares ao Sol. Com seus instrumentos, o Kepler determinará a existência dos exoplanetas através das mudanças de luz que suas estrelas reflitam quando passarem entre elas e o observatório. Teoricamente, se esses corpos observados pelo Kepler forem similares à Terra, teriam que completar uma órbita de cerca de um ano em torno de sua estrela. Uma vez detectado um desses planetas, seu estudo poderá ser contínuo pelos telescópios Hubble e Spitzer da NASA. O Kepler poderá estudar as estrelas de maneira constante durante toda sua missão, algo que outros observatórios não podem fazer. Para isso, o observatório contará com instrumentos que estão entre os mais poderosos produzidos até agora para a prospecção científica do espaço, como uma câmera com resolução de 95 megapixels.
.
URINA DE VACA É BASE PARA REFRIGERANTE PRODUZIDO NA ÍNDIA.
.
Um grupo indiano anunciou que vai lançar uma nova bebida feita com urina de vaca, animal considerado sagrado na Índia. O grupo Brigada Nacional de Voluntários, conhecido por se opor à importação de alimentos ocidentais, disse que a bebida passará por testes de laboratório pelos próximos 2 ou 3 meses. Os diferentes sabores ainda não foram decididos, mas os produtores dizem que a urina de vaca será misturada com produtos como aloe vera e frutas silvestres para combater doenças como diabetes e câncer. Muitos indianos acreditam que a urina bovina tenha propriedades medicinais e bebem o líquido durante festivais religiosos.

DESENHO ANIMADO MAIS ORIGINAL DOS ÚLTIMOS ANOS COMPLETA UMA DÉCADA DE EXISTÊNCIA.

Com dez anos de existência, o desenho animado Bob Esponja ocupou por mais de sete anos o topo do ranking dos melhores programas infantis de televisão. Uma verdadeira febre entre a criançada (entre muitos grandinhos também, diga-se de passagem), ele é exibido em 171 países e dublado em 25 línguas diferentes. Em comemoração a todo esse sucesso, a Nickelodeon (distribuidor oficial) preparou algumas novidades para celebrar a primeira década de vida do personagem. A dupla de cineastas Patrick Creadon (I.O.U.S.A. e Wordplay) e Christine O'Malley foi convidada pela Nick para escrever, dirigir e produzir um documentário com uma hora de duração sobre Bob Esponja; Jonny Deep e Dennis Quaid emprestarão suas vozes a personagens de um episódio em 2009. Além dos especiais para TV, a Nickelodeon pretende lançar camisetas dos personagens 100% feitas de algodão ecológico, além de uma linha de jóias e relógios em ouro e prata, paceria com a joalheria Simmons. O carro-chefe da coleção é um pingente do Bob Esponja coberto de diamantes – o valor das vendas irá para a Simmons’s Diamond Empowerment Fund (fundação de apoio a escolas na África). O sucesso é tamanho que até o recém eleito presidente dos EUA, Barack Obama, declarou em entrevista que entre todas as séries de animação a que suas filhas assistem, Bob Esponja é sua preferida.

Nenhum comentário: