quinta-feira, 26 de março de 2009

Rapidamente Falando...

NASA AFIRMA: "MARTE PODE TER PISCINAS DE ÁGUA SALGADA."

Cientistas da NASA, a Agência Espacial Norte-Americana, afirmam que Marte pode ter piscinas de água salgada um pouco abaixo de sua superfície. A sonda Phoenix, que chegou às planícies do norte de Marte em 25 de maio de 2008, mostrou a presença de sais percloratos no solo do planeta, que podem manter a água em estado líquido em temperaturas de até 70 graus negativos. "Acredito que estas piscinas existam. Mas ainda há mais para descobrir a respeito das propriedades destas soluções de percloratos, como por exemplo, qual a pressão do vapor", disse Mike Hecht, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. Na Terra, os percloratos são usados em airbags, fogos de artifício e combustível sólido para foguetes. "Neste caso temos um pouco de perclorato e grandes fatias de gelo, então posso imaginar que temos um excesso de água. Isto significa que você teria que formar uma piscina de água de sal em temperatura baixa, se os dois interagiram", disse Hecht, que ainda afirma que a descoberta destes compostos faz com que Marte seja mais parecido com a Terra em vários aspectos. Para Peter Smith, chefe da missão de cientistas, várias provas apontam para ação de água líquida no passado, no local onde a
Phoenix pousou, estas provas incluem a presença de minerais aquosos, torrões, solo cimentado e a descoberta de que parte do gelo estava "separado" à medida que derretia. A descoberta de carbonato de cálcio no solo também sugere a ação de água líquida no passado. A substância é encontrada em rochas por toda a Terra.


STALLONE FILMARÁ NO BRASIL EM 6 DE ABRIL.

Ainda passando pelos últimos acertos, “The Expendables” (Os Mercenários) teve o início de suas filmagens adiado. A nova data prevista é 6 de abril, no Rio de Janeiro. Todo o elenco do filme deve chegar ao Brasil até dia 31 de março. O longa, escrito e dirigido por Stallone, fala sobre um grupo de mercenários tentando se infiltrar num país da América do Sul para derrubar o ditador que o governa. Depois do Brasil, as filmagens terão continuidade na Louisiana, nos EUA. Estão no longa: Jason Statham, Jet Li, Terry Cruz, Randy Couture, ErIC Roberts, Terry Crews (de Agente 86) e a brasileira Giselle Itié, além de Sylvester Stallone. O atraso nas filmagens, programadas para o fim de março, aconteceu porque o ator Jason Statham, dias antes de viajar para o Brasil, descobriu um calo nas cordas vocais e precisou fazer um tratamento médico.

CIRCUNCISÃO MASCULINA REDUZ INFECÇÃO DE HIV, HPV E HERPES GENITAL, DIZ ESTUDO.

Uma pesquisa, realizada por cientistas em Uganda e pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e publicada na revista especializada New England Journal of Medicine , constatou que homens circuncidados têm menos risco de contrair Herpes Genital ou de serem infectados pelo Papilomavírus Humano - HPV - que pode causar câncer do colo do útero em mulheres e verrugas nos órgãos genitais nos dois sexos. Mais de 5 mil voluntários, todos sorologicamente negativos para as doenças, com idades entre 15 e 49 anos, tiveram suas atividades sexuais monitoradas durante um período de até dois anos. A circuncisão masculina reduziu em 28% o risco de contaminação pelo vírus do Herpes Genital e o risco de serem contaminados pelo vírus do HPV foi reduzido em 35% no grupo tratado. Apenas com relação à contaminação pela Sífilis a circuncisão não foi eficiente, não apresentando redução do risco de contaminação. Pesquisas anteriores concluíram que a circuncisão também diminui o risco de infecção pelo HIV, o que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a incluir o procedimento no seu pacote de recomendações para prevenção e combate à AIDS no mundo.

Nenhum comentário: