sexta-feira, 26 de junho de 2009

Rapidamente Falando...

MORRE AOS 50 ANOS O REI DO POP.
.
Michael Jackson, considerado o Rei do Pop, morreu na tarde desta quinta-feira (25) após sofrer parada cardíaca e ser levado às pressas para o hospital UCLA Medical Center, em Los Angeles. O cantor de 50 anos não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa e deu entrada no hospital em estado de coma. A morte de Jackson foi confirmada pelo porta-voz do Instituto Médico Legal de Los Angeles, Fred Corral, em entrevista à rede de TV CNN pouco antes das 20h30, horário de Brasília. "Posso dizer neste momento que fomos informados por investigadores do Departamento de Polícia de Los Angeles Oeste que Jackson foi levado (...) para o hospital. Ao dar entrada, estava sem os sinais vitais e foi declarado morto por volta das 14h26 esta tarde [18h26, horário de Brasília]", declarou Corral à CNN. Em declarações à CNN, Brian Oxman, advogado e amigo da família, explicou que Michael, enquanto se preparava para o show que tinha previsto fazer no próximo dia 13 em Londres, tomava remédios para tratar de lesões em uma vértebra e em uma perna depois de uma queda no palco. Ele disse que alertou as pessoas próximas ao cantor para as possíveis consequências da medicação, que inclusive representou um obstáculo para os ensaios.
.
AVIÃO MOVIDO A ENERGIA SOLAR É APRESENTADO NA SUÍÇA.
.
O avião 'Solar Impulse' HB-SIA é mostrado hoje na cidade suíça de Duebendorf pelos seus inventores. Segundo eles, o avião, movido a energia solar, dispensa combustível e tem autonomia para dar a volta ao mundo, segundo seu criador, o aventureiro Bertrand Piccard. Ele recebe energia de 24 mil células solares e a transforma em quatro motores elétricos. O primeiro teste de voo deve ocorrer até o final do ano.
.
MEC PREMIA MELHORES EXPERIÊNCIAS EM EJA.
.
O Ministério da Educação (MEC) recebe inscrições abertas até o dia 15 de julho para a premiação Medalha Paulo Freire, que reconhecerá as melhores experiências em educação de jovens e adultos (EJA). A Medalha Paulo Freire, concedida anualmente, tem caráter exclusivamente cultural e educacional. Cada instituição poderá inscrever apenas uma experiência. A entrega será realizada durante a XI ENEJA, em setembro de 2009. O objetivo da premiação é identificar, reconhecer e estimular projetos educacionais que promovam políticas, programas e projetos cujas contribuições e experiências sejam relevantes para a educação de jovens e adultos no Brasil. Poderão participar da premiação secretarias de educação, universidades e organizações sociais. As experiências relatadas devem ter se iniciado antes de dezembro de 2008, e poderão estar em andamento. Para participar, os interessados deverão acessar o site da premiação (http://medalhapaulofreire.mec.gov.br/) e preencher o formulário eletrônico. Mais informações pelo telefone (61) 2104-6140 ou e-mail (secadgab@mec.gov.br).
.
DESCOBERTA NA ALEMANHA INDICA ORIGEM DA MÚSICA.
.
A asa de um abutre e presas de mamute serviram de matéria-prima para produzir os mais antigos instrumentos musicais do mundo, afirma um estudo na edição desta semana da revista científica "Nature". São flautas encontradas em cavernas do sudoeste da Alemanha. As flautas de osso (a mais completa e bem preservada) e de marfim foram encontradas e analisadas pela equipe de Nicholas J. Conard, arqueólogo da Universidade de Tübingen (Alemanha) que é um dos maiores especialistas nessa aparente Semana de Arte Moderna que aconteceu há cerca de 35 mil anos, na Europa da Idade do Gelo. Depois de remontada, a flauta de osso de abutre revelou ter quase 22 cm de comprimento (embora ela não esteja inteira, até onde os pesquisadores podem estimar; pode ser que ela fosse ainda mais comprida). Com cinco buracos para os dedos, os arqueólogos estimam que ele pudesse produzir uma variedade de notas tão grande quanto a da maioria das flautas modernas. Antes da descoberta, alguns pesquisadores tinham proposto que os neandertais, nossos parentes extintos mais próximos, também tinham tradições musicais. No entanto, os instrumentos alemães apresentam a primeira prova inequívoca da existência de música entre seres humanos modernos ou seus parentes.

Nenhum comentário: