segunda-feira, 29 de junho de 2009

Observações Tecnológicas - Diferenças entre NOTEbook e NETbook

Nos últimos tempos uma série de notebookinhos pequenos têm aparecido: são os netbooks. Muita gente fica em dúvida ao comprar um notebook hoje, e é necessário alguns conhecimentos, pois levar um netbook esperando um notebook, pode ser uma experiência muito desagradável. Pensando nisso, o Alien traz essa super Observação Tecnológica, pra te explicar a diferença entre um NOTEbook e um NETbook.

Os notebooks, com NOTE, são computadores portáteis. O termo laptop se confunde com notebook hoje. São computadores portáteis, miniaturizados, geralmente com tela de 14, 15, 17 polegadas. Quando começam a ficar muito grandes normalmente são chamados de desktop replacement, notebooks para usar como um microcomputador "comum" - um desktop, computador de mesa.

Os netbooks, com NET, são uma versão menor e mais leve dos notebooks, menos poderosos. Eles são mais para acesso à web, apesar de poderem realizar diversas outras atividades. Eles também rodam um sistema operacional que controla o hardware e os programas, sistema esse que pode ser Windows ou Linux (ou outro). A redução no preço e as características próprias tornam os netbooks opções atraentes, bonitas mas nem sempre adequadas às atividades gerais.

Normalmente eles usam processadores lentos e placas de vídeo integradas bem simples. Alguns até sofrem para rodar vídeos. A maioria usa o processador Atom, da Intel, de até uns 1,6 GHz. 512 MB ou 1 GB de RAM também são comuns, para poderem rodar vários programas atuais. O mais famosos pode-se dizer que são os da linha Eee PC, da Asus, mas outros como o Acer Aspire One também se destacam nas vendas.

O que diferencia um notebook de um netbook?

O propósito de uso: rodar aplicações pesadas ou jogos não é coisa para os netbooks. Eles geralmente têm tela de 10 polegadas ou em torno disso. Modelos com tela de 7" geralmente são irritantes, devido o teclado muito miniaturizado.

Outro fator importante: o armazenamento de dados. A maioria dos netbooks vêm com um SSD, disco de estado sólido, de memória flash (similar aos pen drives ou cartões de memória de câmeras digitais). O custo por MB ainda é maior nessa tecnologia, o que faz com que o netbook tenha pouco espaço de armazenamento, por exemplo, 4 GB apenas para o sistema e para os dados do usuário. Perto de um HD de 160 GB, comum nos desktops, é assustadora a diferença. Não cabe nada mais do que uns poucos programas básicos.

Alguns vêm com HDs comuns, oferecendo então mais espaço. O uso dos HDs os tornam mais sensíveis a quedas e à tremulações (assim como notebooks e PCs comuns), já o SSD torna o dispositivo mais seguro, visto que não tem partes móveis.

Além do HD, a maioria deixa de lado o drive óptico, leitor ou gravador de CDs e DVDs. Os principais meios de comunicação com o mundo externo ficam por conta das portas USB e da conexão com a Internet.

Em termos de funcionamento, é basicamente a mesma coisa de um notebook ou computador, tendo componentes em comum que o usuário pode desejar ou não e que influenciarão diretamente na compra- incluindo rede cabeada Ethernet, WiFi (rede sem fio), portas USB livres, etc.

Se você quer um computador portátil para rodar os mesmos programas que você roda no PC, incluindo eventuais programas pesados, fique longe dos netbooks. Netbooks são ótimos para mobilidade, acesso à internet (afinal começa pelo nome: netbook); mesmo que eles façam mais coisas do que isso, são mais lentos.

Muitas lojas e sites vendem netbooks como se fossem notebooks, fique esperto(a)!

Nenhum comentário: