segunda-feira, 15 de junho de 2009

Rapidamente Falando...

TABELA PERIÓDICA GANHA 112º ELEMENTO.

Depois de mais de uma década de seu descobrimento, o elemento de número atômico 112 (que é a quantidade de prótons do núcleo) foi aceito oficialmente na tabela e recebeu, temporariamente, o nome de "ununbium". Ele é superpesado e altamente instável - existe por apenas alguns milionésimos de segundo e depois de desfaz. A descoberta da equipe alemã do Centro para Pesquisa de Íons Pesados, liderada por Sigurd Hofmann, foi reconhecida oficialmente pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, em inglês). Hofmann começou sua busca por elementos para a tabela periódica em 1976. Para criar o elemento 112, a equipe usou um acelerador de partículas com 120 metros de comprimento para lançar um fluxo de íons de zinco contra átomos de chumbo. Os núcleos dos dois elementos se fundiram para formar o núcleo do novo elemento. Estes núcleos muito grandes e pesados também são muito instáveis. Eles começam a se desintegrar pouco depois de formados. Isso libera energia, que os cientistas podem medir para descobrir o tamanho do núcleo que está se desfazendo.
.
COMEÇAM HOJE AS INSCRIÇÕES PARA O ENEM.
.
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2009, começam nesta segunda-feira (15), a partir das 8h, e devem ser feitas somente pela internet. O prazo vai até 17 de julho para quem está concluindo o ensino médio. O candidato deve preencher o cadastro de inscrição, no site www.mec.gov.br/enem, enviar os dados e verificar se a transferência foi concretizada, mediante confirmação por mensagem de retorno a ser enviada para o e-mail informado nesse cadastro. os estudantes de escola pública que estão concluindo o ensino médio devem imprimir o comprovante de inscrição. Por sua vez, aqueles que concluirão o ensino médio em escola privada devem imprimir o boleto para pagamento em qualquer agência bancária (o valor é de R$ 35) ou solicitar isenção da taxa de inscrição.
.
CEMITÉRIO DE 2.000 ANOS É ACHADO DURANTE OBRAS PARA AS OLIMPÍADAS DE 2012.
.
Arqueólogos britânicos descobriram uma vala comum com corpos decapitados de cerca de 2 mil anos em um trecho de uma estrada que está sendo construída para os Jogos Olímpicos de 2012, que serão realizados em Londres. De acordo com David Score, gerente de projetos da Oxford Archaeology, responsável por acompanhar a construção da estrada, até o momento foram encontrados 45 crânios e vários troncos e ossos de pernas espalhados pelo local. "É raro encontrar cemitérios arqueológicos desse tipo, pois normalmente os corpos estão alinhados", diz Score. Os cientistas acreditam que a vala tenha sido aberta em algum momento entre o final da Idade do Ferro e o início da invasão romana no território britânico, no século 1. Após analisadas, as peças encontradas deverão ser expostas ao público em um museu da região.

Nenhum comentário: