sexta-feira, 5 de junho de 2009

Fique Antenado! Dia Internacional do Meio Ambiente e Ecologia

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como Conferência das Nações Unidas. A Conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade. Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

RELEXOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICASAlguns cientistas acreditam que o derretimento da geleira Upsala, na Argentina, é causado pelo aquecimento global. Outros, que ele se deve a mudanças naturais na região.

A foto em branco-e-preto à esquerda, de 1859, é da geleira do Reno, em Valais, na Suíça, e mostra um vale coberto de gelo. Em 2001, a geleira havia encolhido cerca de 2,5 km.

Com o aumento da temperatura no planeta, regiões montanhosas podem ter menor precipitação de neve. Estas fotos mostram o Monte Hood, no Estado americano de Oregon, no final do verão em 1985 e em 2002.

O Grupo Intergovernmental sobre Mudança Climática, composto de milhares de cientistas independentes, prevê que o nível do mar pode subir de 9 a 88 centímetros no próximo século. Isto ameaçaria arquipélagos como o de Tuvalu, no Pacífico. Estas imagens mostram o efeito de marés mais altas do que o normal.

Insetos que se alimentam de árvores provavelmente vão se beneficiar de um aumento da temperatura da Terra e se reproduzir cada vez mais. Estas imagens mostram danos causados por insetos em árvores no Estado americano do Alasca.

Fotos: Gary Braasch.

SE NÃO PRESERVAR VAI FALTAR!!

Nenhum comentário: