quarta-feira, 22 de abril de 2009

Rapidamente Falando...

BOI EXTINTO "RESSUSCITA" APÓS 2.000 ANOS.

O fazendeiro britânico Derek Gow trouxe para o Reino Unido os bois nazistas da raça Heck, que foram criados nos anos 1940 a mando do Terceiro Reich como forma de ressuscitar o auroque, o gigantesco gado selvagem da Europa. A informação é do jornal Daily Telegraph. Os auroques, que ultrapassavam uma tonelada, foram extintos em solo britânico no começo da Era Cristã e desapareceram definitivamente da Europa no século XVII. Geneticistas alemães usaram descendentes domésticos do auroque para recriar um animal muito parecido com o boi selvagem por meio de cruzamentos. O partido de Hitler tinha interesse na "ressurreição" do animal por causa de sua importância para a mitologia germânica.
.
ABERTO, OFICIALMENTE, ANO DA FRANÇA NO BRASIL.
.
O Ano da França no Brasil foi aberto ontem e prosseguirá até o dia 15 de novembro, com a realização de cerca de 300 eventos que vão acontecer em todo o Brasil. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e a ministra da Cultura e Comunicação da França, Christine Albanel, disseram que a programação tem como objetivo "o aprofundamento do diálogo entre os dois países". "Esperamos a reaproximação da França com o Brasil. Nas últimas décadas, houve um certo esmaecimento da presença francesa. "Quando eu era menino, nos anos 50, Edith Piaf e Charles Aznavour tocavam no rádio", disse Ferreira. A ideia é mostrar "a França inteira no Brasil inteiro", com exposições de arte, palestras, apresentações musicais, encontros acadêmicos e econômico-comerciais. A França está investindo 15 milhões de euros, entre recursos públicos e privados. Grandes empresas como a Renault, a Air France e a PSA Peugeot Citroen participam. O Brasil está gastando R$ 8 milhões. Entre os patrocinadores brasileiros, estão o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Petrobras e os Correios.
.
UNESCO LANÇA BIBLIOTECA MUNDIAL DIGITAL.
.
A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lançou nesta terça-feira (21) a Biblioteca Digital Mundial, que permitirá consultar gratuitamente pela internet o acervo de grandes bibliotecas e instituições culturais de inúmeros países, entre eles o Brasil. Dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas em todo o mundo foram digitalizados e traduzidos em diversas línguas para a abertura do site da Biblioteca Digital da Unesco (www.wdl.org). O objetivo da Unesco é permitir o acesso de um maior número de pessoas a conteúdos culturais e também desenvolver o multilinguismo.

Nenhum comentário: