quarta-feira, 1 de abril de 2009

Observações Tecnológicas - Sete dicas para a bateria do seu celular durar mais!

Olá Pessoal, hoje eu vou falar de um assunto interessante e que quase todo mundo que tem celular tem esse problema, eu estou falando da bateria do celular. É muito comum o dono de celular se queixar que a bateria descarrega em pouco tempo, muitas vezes o dono do aparelho diz que é defeito de fabrica, mas ele não sabe que ás vezes é o mal uso ou então falta de informação. Vou motrar algumas dicas valiozas para acaber de vez com esse tipo de problema.

Atitudes básicas podem aumentar o tempo de uso de um aparelho entre uma carga e outra.

Precisa ficar ligado?

Digamos que você não pretende atender ao telefone enquanto estiver dormindo ou no trabalho, por exemplo. Ou então que você está em uma área sem sinal ou com sinal muito fraco.

Primeira dica: desligue o telefone. Esta é a maneira mais eficiente de fazer a bateria durar mais. Se você não pretende atender, então desligue.

Se o sinal está fraco, o aparelho tende a buscar continuamente pelo serviço, o que consome muita bateria. Claro que o telefone não precisa passar mais tempo desligado do que ligado, mas vale a pena considerar a necessidade de mantê-lo ativo.

No bolso

Evite usar o celular no bolso, isso esquenta as coisas.

Se você passa muito tempo com o celular no bolso e percebe que a bateria descarregou rapidamente, pode significar que o calor do seu corpo está consumindo a bateria. O calor acelera processos químicos dentro da bateria, fazendo com que ela descarregue rapidamente.

Segunda dica: mantenha o aparelho longe do calor. O calor excessivo não somente diminui a capacidade da bateria como pode prejudicar os componentes de qualquer aparelho eletrônico. Atente para as cargas: se o aparelho esquentar demais, pode ser que seu carregador não está funcionando corretamente.

Se você estiver sem o carregador, mas vai precisar bastante do aparelho, desligue-o e deixe em um local frio (pode ser a geladeira) durante a noite. Isso vai desacelerar a descarga da bateria. Espere cerca de uma hora para ligar o aparelho novamente.

Funções-estardalhaço

Funções como vibrar, luz de fundo e volume do toque consomem bateria. Portanto, analise a necessidade de uso de cada uma dessas funções. Se você não precisa que o telefone vibre, desative essa função, uma vez que ela consome muita bateria.

Terceira dica: use funções específicas somente o necessário. Ao usar somente o toque, ajuste o volume necessário. Quanto mais alto o volume, mais energia é consumida.

Quanto à luz de fundo, configure-a para ser ativada durante um curto período de tempo, o suficiente para você conseguir enxergar o que deseja. Isso serve para qualquer função específica, como câmera, conexão com a internet, etc.

Use luzes somente o necessário.

Se você precisa de bateia, mas não está com o carregador, evite utilizar funções desnecessárias. Isso inclui flash e Bluetooth.

Bluetooth

Além de consumir muita bateria, o recurso Bluetooth pode transmitir vírus e conteúdos indesejados. Logo, mantenha-o desligado caso você não precise.

Quarta dica: mantenha Bluetooth, WiFi e GPS desligados caso você não precise. Estes recursos consomem muita bateria.

Tenha em mente que é possível adquirir um aparelho repleto de recursos e mesmo assim aproveitar tudo sem prejudicar a bateria. É uma questão de saber quando é necessário ativar uma função específica.

Prolongando a vida útil da bateria

Essas dicas servem não somente para aumentar o tempo de uso de uma bateria entre uma carga e outra, mas também para aumentar a vida útil dela.

Quinta dica: baterias de níquel devem ser carregadas durante cerca de 16 horas na primeira carga e passar por quatro ciclos de descarga total / recarga.

Sexta dica: mantenha o aparelho longe de metais e umidade.

Sétima dica: limpe os contatos da bateria e do aparelho. Com o tempo, eles podem acumular sujeira. Use cotonete e álcool isopropílico para limpar esses contatos.

Espero que você tenha gostado dessas dicas. Até a próxima.

Nenhum comentário: