terça-feira, 14 de abril de 2009

Rapidamente Falando...

NASCE BEBÊ CONCEBIDO DE SÊMEN CONGELADO HÁ 22 ANOS.

No dia 4 de março, nasceu Stella Biblis, filha de Chris Biblis e sua esposa Melodie. O pai da bebê, Chris Biblis, hoje com 38 anos de idade, recebeu tratamento para leucemia entre os 13 e os 18 anos. Aos 16, antes de ser submetido a sessões de radioterapia, Biblis foi aconselhado a congelar seu sêmen, uma prática pouco comum na época. O médico responsável, Richard L.Wing, do grupo Reproductive Endocrinology Associates of Charlotte (REACH), na Carolina do Norte, acredita que o intervalo de 22 anos entre o congelamento do sêmen, em 1986, e a concepção, em 2008, seja o mais longo já registrado. Na técnica usada para fertilizar o óvulo extraído da esposa de Biblis, a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (intracytoplasmic sperm injection, ou ICSI, na sigla em inglês), os especialistas selecionam um espermatozoide saudável e o injetam no óvulo, aumentando a probabilidade de concepção. Após a fecundação, o ovo é colocado no útero da mãe. Apenas 35% dos espermatozoides do pai eram saudáveis.

PESQUISADORES DESCOBREM, NO EGITO, VINHO MEDICINAL COM 5.000 ANOS.

Jarros que foram enterrados com um rei por volta do ano 3150 a.C. trazem indícios da presença de vinho condimentado com vegetais como pinheiro, bálsamo, menta e alecrim, entre outras plantas consideradas curativas no antigo Egito. As análises foram conduzidas por um trio de pesquisadores coordenado por Patrick McGovern, do Museu de Arqueologia e Antropologia da Universidade da Pensilvânia (EUA). Os pesquisadores analisaram duas amostras de antigos jarros egípcios. Um deles vem de Abidos, no curso médio do Nilo, e foi encontrado no túmulo do soberano conhecido como Escorpião I (um xará mais recente dele, o Escorpião II, inspirou o personagem Escorpião-Rei da série de filmes "A Múmia"). A outra amostra, bem mais recente, foi obtida na Núbia, no extremo sul do Egito, e data do período bizantino, entre os séculos IV e VI da Era Cristã. O curioso é que as plantas cuja presença foi provavelmente detectada pelos arqueólogos não são nativas do Egito, mas foram trazidas do vale do rio Jordão, da região de Gaza e de outras áreas da Palestina. Por isso, é possível que os egípcios tenham importado a prática de seus vizinhos do Oriente Próximo.

ACADEMIA BRASILEIRA DE CINEMA PREMIA OS MELHORES DO ANO.

A Academia Brasileira de Cinema vai premiar os melhores do ano em cerimônia, com direito a tapete vermelho, no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, a partir das 21h. O Grande Prêmio Vivo de Cinema, considerado o "oscar do cinema nacional", é dividido em 25 categorias, tais como melhor diretor, atriz, ator, roteiro, animação, trilha sonora e outros. Nesta edição do evento, concorrem filmes nacionais lançados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008. Entre os favoritos estão Estômago e Meu nome não é Johnny, cada um com 14 indicações, seguidos de Ensaio sobre a cegueira, que concorre a 13 estatuetas. Além disso, o diretor veterano Nelson Pereira dos Santos vai receber uma homenagem por sua carreira.

Nenhum comentário: