sábado, 25 de abril de 2009

Observações Tecnológicas - Internet via Energia Elétrica

PLC - Power Line Communications ou para nos, a Internet pela Rede Elétrica. Várias empresas de energia elétrica, em meados de 2000 iniciaram os testes, porem sem muito alarde, só em 21/12/2006 que fora inaugurada uma pequena rede em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
“Dados, imagem, voz e vídeo vão trafegar a uma velocidade de 45 megabits por segundo pela rede elétrica da CEEE. O prefeito José Fogaça inaugura o primeiro ponto de acesso à Internet pela rede elétrica às 16h30, no Centro Administrativo Regional Extremo-Sul (Rua Antônio Rocha Meireles Leite, 50 - Restinga).Com mais de 3,5 quilômetros de extensão, a Rede PLC da Restinga será a maior em extensão do país, em média e baixa tensões, para fins de inclusão social. Nesta primeira etapa, serão conectados à rede de alta velocidade o posto de saúde Macedônia, a Escola Municipal Alberto Pasqualini e o posto local do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (AEP Senai).”

Como visto acima, a rede atinge apenas 3,5 KM, relativamente curto esse trafego em relação a internet em massa.A principio, essa tecnologia possui muitos “contras”, mas no quesito “Implantação” ela tem uma ótima aceitação, já que 95% da população nacional possui rede elétrica.

Vantagens e Desvantagens

Desvantagens:

Manter a alta velocidade com longas distâncias, pelo encapamento plástico "roubar" os sinais de alta frequência;

Os fios de cobre com tal frequência podem interferir em alguns equipamentos eletro-eletrônicos, por fazer com que os dados gerem ruído no espectro eletromagnético, além de haver possibilidade de corromper os dados pela captura do sinal de rádios e outros;

Da mesma forma, alguns aparelhos podem interferir na transmissão;
Emendas, "T"s, filtros de linha, transformadores, e o ligamento e desligamento de eletrônicos na rede elétrica causam ecos do sinal, por criar pontos de reflexão, com isso podendo haver corrupção dos dados;

Necessidade de instalação de "repetidores" em cada tranformador externo (aqueles dos postes), pois filtram sinais de alta frequência.

Vantagens:

Facilidade de Implntação, como já dito, 95% da população possui rede elétrica.

Redução de custos de implantaçãoAlta taxa de transmissão podendo chegar a até 40Mbps nas freqüências de 1,7MHz a 30MHz.

A segurança também é um ponto importante: ao contrário da rede Wi-Fi, onde um usuário pode tentar se aproveitar do sinal do próximo, no PLC quem compartilha do mesmo “relógio”, não tem como compartilhar a conexão de rede, devido à criptografia com algoritmo DES de 56 bits.

Os eletrodomésticos podem também usar uma rede doméstica, com dispositivos Ethernet, USB, wireless ou ponte de áudio, esta conectando o computador às caixas de som, bastando comprar módulos PLC que inclusive já estão à venda.

Dentro todos os Prós e Contras, não podemos deixar de resaltar que está tecnologia já é utilizada pela União Européia. Ela aprovou recentemente 9,06 milhões de Euros para apoiar o PLC, desenvolvida pela Opera (Open PLC European Research Alliance), uma aliança determinada a criar novas gerações de tecnologias para redes integradas, e, todo o projeto é co-financiado pela União Européia, beneficiando vários países da Europa.Mas voltando ao Brasil... Como as distribuidoras de energia estão proibidas de prestar outros serviços alem do fornecimento de energia elétrica, elas serão obrigadas a criar empresas especificas de comunicação.Para nós, o PLC vem mais como uma alternativa a inclusão da tecnologia nos nossos lares, muitas empresas do setor da elétrica vem continuando seus testes e aperfeiçoando cada vez mais, sem contar com a importação da tecnologia européia, ou quem sabe, uma de nossas universidades não tragam uma nova resposta aos tais “problemas”?

Nenhum comentário: