quinta-feira, 9 de abril de 2009

Fique Antenado! Semana Santa...

Via Crucis: relata a trajetória de agonia de Jesus.

A Semana Santa celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo para a salvação da humanidade; para o resgate desta das mãos do Demônio, e a sua transferência para o mundo da luz, para a liberdade dos filhos de Deus. Ela começa no Domingo de Ramos, que comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina no Domingo de Páscoa.

A Semana Santa não acontece na mesma data todos os anos, ela varia em relação ao calendário litúrgico da Igreja Cristã. O tempo da Quaresma se prolonga até a Quinta-feira da Semana Santa. A Missa Vespertina da Ceia do Senhor é a grande introdução ao santo Tríduo Pascoal. O Tríduo Pascoal tem início na Sexta-feira da Paixão, prossegue com o Sábado de Aleluia, e chega ao ápice na Vigília Pascual terminando com as Vésperas do Domingo da Ressurreição.

DOMINGO DE RAMOS

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a lembrança das Palmas e da Paixão, da entrada de Jesus em Jerusalém e a liturgia da palavra que evoca a Paixão do Senhor no Evangelho de São Lucas. A liturgia das Palmas antecipa neste domingo, chamado de Páscoa Florida, o triunfo da Ressurreição, enquanto que a leitura da Paixão nos convida a entrar conscientemente na Semana Santa da Paixão gloriosa e amorosa de Cristo, o Senhor.

SEGUNDA-FEIRA SANTA

A Segunda-feira depois do "Dia de Ramos", é o dia em que, historicamente, se celebra a chegada de Jesus ao templo e a expulsão dos vendilhões do mesmo. Jesus entrou no templo, viu e não achou bem o que estavam a fazer da casa de Deus - casa de compra e venda, cói de corrupção, pilhagem e ladroíce. Vai daí e purificou o templo, derrubando as mesas de câmbios, abrindo as gaiolas dos pombos, expulsando todos os que traíam os propósitos daquela santa casa, a adoração a Deus.

TERÇA-FEIRA SANTA

O dia de Terça-feira da última semana que Jesus passou na terra, antes da Sua morte na cruz, foi, sem dúvida, o mais movimentado do Seu ministério. O dia começou bem cedo, com a saída de Jesus e Seus discípulos de Betânia para Jerusalém, e terminou pela noite adentro, num jantar, em Betânia, onde Maria, irmã de Lázaro, unge Jesus para a sepultura e de onde Judas sai, possuído por Satanás, para trair o seu Mestre, entregando-o aos principais dos sacerdotes e capitães do templo (Lucas 22:1-6).

QUARTA-FEIRA SANTA

A Quarta-feira Santa, é dita de Trevas. Porquê? Porque nesse dia Jesus descansou, como que preparando-se para a última etapa da Sua vida na terra - a cruz.

QUINTA-FEIRA SANTA

A Quinta-feira de Endoenças, ou Quinta-feira Santa, é o primeiro dia do Tríduo Pascal. Neste dia a Igreja Católica celebra a instituição da Eucaristia na Última Ceia de Jesus Cristo. Dia que lembra o lavar dos pés dos discípulos, a denúncia de Judas como traidor, o discurso de despedida, a agonia no Getsemani "Calvário antes do calvário" - quando Jesus viveu e sofreu toda a dureza da cruz, do desprezo e da vergonha do pecado - e a negação de Pedro.

SEXTA-FEIRA SANTA

Na Sexta-feira da Paixão, ou Sexta-feira Santa, a cristandade lembra o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Cristo. A Sua sentença de morte pela cruz foi homologada por Pôncio Pilatos e consecutou-se no dia imediatamente antes ao sábado da Páscoa dos Judeus. Jesus, depois de carregar a Sua cruz desde a corte de Pilatos (audiência) até ao monte do Gólgota (Caveira), foi crucificado, entre dois criminosos, por volta das 9 horas da manhã. Entre as nove e as quinze horas de sexta-feira, Jesus esteve pendurado na cruz e, nesse intervalo, pronunciou sete frases simbólicas:

  • "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem..." (Lucas 23:34)
  • "Em verdade te digo que hoje estarás comigo na Paraíso" (Lucas 23:43)
  • "Mulher, ... eis aí o teu filho" (João 19:26)
  • "Deus meu... Deus meu... porque me desamparaste?" (Mateus 27:46)
  • "Tenho sêde ..." (João 19:28)
  • "Está consumado..." (João 19:30)
  • "Pai, nas Tuas mãos entrego o meu espírito" (Lucas 23:46)

A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.


SÁBADO SANTO


O Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa. Na tradição católica, é costume os altares serem desnudados, pois, tal como na Sexta-feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações são as que fazem parte da Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, exceto o da Confissão. A distribuição da comunhão eucarística só é permitida sob a forma de viático, isto é, em caso de morte. É no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes. No Sábado Santo, é celebrada a Vigília Pascal depois do anoitecer, cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a Bênção do Fogo Novo e do Círio Pascal; a Proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a Liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação; a Renovação das Promessas do Batismo e, por fim, a Liturgia Eucarística.

DOMINGO DE PÁSCOA

O Domingo de Páscoa é o ápice do ano litúrgico. É o aniversário do triunfo de Cristo. É a feliz conclusão do drama da Paixão e a alegria imensa depois da dor. E uma dor e alegria que se fundem pois se referem na história ao acontecimento mais importante da humanidade: a redenção e libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus. Este é o dia da esperança universal, o dia em que em torno ao ressuscitado, se unem e se associam todos os sofrimentos humanos, as desilusões, as humilhações, as cruzes, a dignidade humana violada, a vida humana respeitada.

Nenhum comentário: