sábado, 19 de setembro de 2009

S.O.S. Terra: Tuiuiú ou Jaburu

Ave símbolo do Pantanal Mato-Grossense e maior ave voadora do Brasil!

O Tuiuiú (Jabiru mycteria) é uma ave ciconiforme da família Ciconiidae. Também conhecido como Jaburru, tuim-de-papo-vermelho (no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e cauauá (no Amazonas), o tuiuiú é considerado a ave-símbolo do Pantanal onde é a maior ave voadora. No sul do Brasil, é conhecido principalmente como jabiru.

É encontrada desde a Região Norte até São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e desde o México até o Paraguai, o Uruguai e o norte da Argentina, sendo que as maiores populações estão no Pantanal e no Chaco oriental, no Paraguai.Mas principalmente no estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil se encontra mais de 50% de sua população mundial. Também é encontrado na Bahia.

É uma ave pernalta, tem pescoço nu, preto, e, na parte inferior, o papo também nu e vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta. Ele chega a ter 1,4 metros de comprimento 1,60 de altura, pesar 8 kg e pode chegar a quase 3 metros de envergadura(medida de uma ponta da asa aberta à outra). O distância do bico tem 30 cm, é preto e muito forte e a fêmea, geralmente, é menor que o macho.

É uma cegonha; como tal, voa com seu pescoço e pernas esticados.

Sua alimentação é basicamente composta por peixes, moluscos, répteis, insetos e até pequenos mamíferos. Também se alimenta de pescado morto, ajudando a evitar a putrefação dos peixes que morrem por falta de oxigênio nas épocas de seca no Pantanal.

No Pantanal, o seu período de reprodução coincide com a baixa das águas, momento em que muitos peixes ficam presos nas lagoas baías e corixos, facilitando sua pesca. Os ninhos do tuiuiú são as maiores estruturas construídas por aves no Pantanal. Podem ser feitos em grupos de até seis, às vezes juntos a garças e outras aves. Ficam localizados nas árvores mais altas, e são feitos de galhos mais grossos na parte externa, e forrados no interior com capins e plantas aquáticas para a postura de 4 ovos (raramente 5), incubados por 60 dias. Os filhotes saem do ninho aos 3 meses de idade, acompanhando os pais nas primeiras semanas de vida.

O Que Está Sendo Feito - Reserva Particular do Patrimônio Natural do SESC - Pantanal.

A Reserva Particular do Patrimônio Natural do SESC-Pantanal abriga grande parte da população dessa espécie, na área são encontrados casais e filhotes recém-nascidos que se mantém preservados da ação dos traficantes de animais silvestres.

Clique aqui para visitar o site da Reserva e conhecer as espécies lá encontradas.

Nenhum comentário: