domingo, 13 de setembro de 2009

Mundo Curioso: Origem do Balão


O primeiro balão de ar quente, a máquina que deu ao homem a conquista do céu, foi ao ar em Annonnay, em 1783. Este era na verdade um grande saco de linho com ar aquecido, que subiu a 45 metros de altura e percorreu cerca de 2,4 quilometros em 10 minutos.

O engenho foi fabricado por Joseph-Michel e Jacques-Étienne Montgolfier, dois irmãos donos de uma próspera fábrica de papel em Vidalon, no Sul da França. O negócio foi o primeiro passo para que eles pudessem financiar seus experimentos científicos já que produziam a matéria-prima do invento. Um ano antes do voo, em 1782, eles deduziram que a fumaça poderia fazer um leve saco feito de tecido ou papel alçar voo. Mesmo não estando totalmente certos (já que o que ascende os balões é o ar quente e não a fumaça), o pequeno erro não impediu que fossem bem-sucedidos.

Em 19 de setembro de 1783, o voo, alimentado por palha e algodão em chamas, percorreu o céu da capital francesa, levando um galo, um pato e uma ovelha. O voo durou 8 minutos, subiu cerca de 914m e pousou a 3,2km de distância.
Primeiro balão tripulado.

Finalmente em 21 de novembro de 1783, o Marquês François d’Arlandes e o físico François de Rozier eleveram-se ao céu na cela do balão projetado pelos Irmãos Montgolfier, o feito foi assistido pelo rei da França Luis XVI, pela Rainha Maria Antonieta, Benjamin Franklin e pelo público parisiense estimado em 300.000 pessoas. O primeiro balão tripulado por humanos, voou por 8,8 km em 25 min.

Nenhum comentário: