segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Fique Antenado! Dia da Árvore...


No dia 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore, e a escolha da data originou-se em razão da época quando os povos indígenas brasileiros sempre cultuavam as árvores à época das chuvas ou quando se preparava a terra para semear. Então adotou-se a data que marca a entrada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a Festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, a partir de 1965.

Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida, abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.

Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.

Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.

Por todos esses motivos, o Pnuma - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente se alinhou às iniciativas de plantio voluntário e montou um projeto de estímulo ao plantio para provar que pequenas ações somadas fazem a diferença. Lançada em 2006, a campanha 'Plantemos para o Planeta' tem como meta promover o plantio de 7 bilhões de novas árvores em todo o mundo até o final do ano. Apesar do número parecer elevado, mais de 4 bilhões de árvores já foram plantadas e há o compromisso de cultivo de outros 2 bilhões até o prazo final. Até agora o Brasil colaborou com cerca de 27 milhões de exemplares. A campanha encoraja o plantio de espécies nativas em florestas naturais degradadas, em plantações de manejo sustentável e em zonas rurais e urbanas.

Comemore o Dia da Árvore em grande estilo: plante uma árvore!

Nenhum comentário: