terça-feira, 15 de setembro de 2009

Rapidamente Falando...

VÍRUS SEMELHANTE AO EBOLA É ENCONTRADO NA ÁFRICA DO SUL.

Um vírus perigoso até agora desconhecido, similar ao ebola, que pode provocar hemorragias generalizadas, foi detectado ano passado na África do Sul, revela um estudo apresentado por um cientista sul-africano em São Francisco, Estados Unidos. A primeira pessoa afetada por este vírus foi uma guia turística de Lusaka (Zâmbia), que foi levada de avião para um hospital de Johannesburgo depois do agravamento de seu estado. A doença infectou quatro trabalhadores da área da saúde. Quatro dos cinco casos conhecidos terminaram em mortes, segundo o estudo. O quadro começa com febre, dores musculares, brotoejas e diarreia, que podem derivar em uma falência do fígado e estado de choque. A descoberta foi apresentada pelo cientista Nivesh Sewlall, da Universidade de Witwatersrand (Johannesburgo), no Congresso Interdiciplinar de Agentes Antimicrobianos e de Quimioterapia.
.
ARQUEÓLOGOS ENCONTRAM SINAGOGA DA ÉPOCA DE JESUS CRISTO EM ISRAEL.
.
Arqueólogos israelenses descobriram no domingo as ruínas do que eles acreditam ser uma das mais antigas sinagogas do mundo. Segundo a arqueóloga Dina Avshalom-Gorni, as ruínas descobertas no norte de Israel são da época do Segundo Grande Templo de Jerusalém, entre os anos 50 antes de Cristo e 100 depois de Cristo. O local das escavações, a praia de Migdal, na costa do Mar da Galiléia, é citado tanto em escrituras judaicas quanto cristãs. Durante os trabalhos, os arqueólogos encontraram uma pedra gravada com uma imagem de uma menorá, o candelabro de sete velas utilizado em cerimônias religiosas judaicas. Segundo Avshalom-Gorni , é possível supor que a comunidade que seguiu Jesus na Galiléia frequentava a sinagoga descoberta.
.
JAPÃO ESTUDA CONSTRUIR CENTRAL DE ENERGIA SOLAR NO ESPAÇO.
.
O objetivo, para 2030, é colocar em órbita geoestacionária (a 36 mil quilômetros da Terra) um artefato equipado com vários painéis fotovoltaicos que transformem a energia solar em eletricidade, com capacidade anual de 5 a 10 vezes superior aos paineis utilizados na Terra. Esta eletricidade, por sua vez, será transformada em fluxos energéticos transmitidos por raios ou micro-ondas até a Terra, onde serão captados por uma antena parabólica gigante que os transformará novamente em eletricidade. O gigantesco desafio científico e industrial coordenado pela Jaxa (Agência Espacial Japonesa). Ao todo, 130 pesquisadores divididos em grupos de trabalho participam da iniciativa, e este número deve crescer a partir de agora. A missão final consiste em produzir eletricidade a um custo que seja competitivo em relação a outras fontes de energia.
.
PETROBRAS ENCONTRA PETRÓLEO EM MAIS UM POÇO NO PRÉ-SAL.
.
A Petrobras informou nesta segunda-feira (14) que comprovou a ocorrência de mais uma jazida de óleo e gás nos reservatórios do pré-sal do bloco BM-S-9, em águas ultra-profundas da Bacia de Santos. Segundo a estatal, trata-se do quarto poço perfurado no bloco BM-S-9, "todos com comprovação de existência de hidrocarbonetos". A descoberta ocorreu em um poço denominado informalmente de Abaré Oeste, a cerca de 290 quilômetros da costa do Estado de São Paulo, em lâmina d'água de 2.163 metros.

Nenhum comentário: