sábado, 1 de agosto de 2009

S. O. S. Terra: Gavião-Real ou Harpia

Gavião-Real: a ave mais extraordinária do mundo.

O Gavião-Real ou Harpia (Harpia harpyja) é a mais forte ave de rapina do planeta. Povoa vários países da América do Sul e América Central, mas o Brasil é sua principal morada. Devido ao seu tamanho e ferocidade, os colonizadores na América Central nomearam esta espécie de gavião como harpia, devido ao monstro meio mulher meio pássaro da clássica mitologia grega. Entre algumas tribos indígenas, possuir uma harpia viva confere prestígio ao caçador. Harpia (Grego) referente às harpias, monstros da mitologia grega meio mulher meio pássaro. Harpyja (Grego) também referente à harpia.

O macho possui em média 60 cm de altura e pesa 4,8 a 6,0 kg, já a fêmea possui 90 cm de altura e peso aproximado de 7,5 a 9 kg, com envergadura de asa de até 2 m. É, assim, a maior de todas as águias. Possui uma coloração cinza-azulada, um imponente e maravilhoso cocar sobre a cabeça e um disco facial, que contribui com sua audição. Os olhos são amarelados com a pupila negra. Com um bico de robustez incomparável e garras poderosas com unhas que medem até 7 cm, maiores que a do urso pardo norte-americano, a harpia é capaz de capturar sua presa em uma árvore sem interromper o voo!

Sua dieta inclui preguiças (uma vez localizadas, não escapam), que é mais de um terço de sua dieta total, primatas, menos de um terço do total, e pássaros, representando 5% do total de presas. Cabe a fêmea a captura da caça pesada, como preguiças, macacos-prego, filhotes de veado; e já foi vista capturando um macho adulto de bugio, com peso de 6,5 kg. Com tamanho menor, o macho é mais ágil e captura presas menores e mais rápidas, como seriemas, tatus e cachorros-do-mato.

São aves monógamas. A fêmea põe dois ovos entre setembro e novembro, mas geralmente só um filhote sobrevive. O período de incubação é de 53 a 58 dias. Os filhotes são alimentados durante dez meses ou mais, requerendo uma longa dependência. Os adultos têm apenas uma cria a cada dois ou três anos. Esta atinge a maturidade sexual e plumagem adulta somente ao 5 anos de idade.
.
Tem um crescimento populacional muito lento. Este fato, associado à destruição de grandes áreas florestais e à caça indiscriminada, a torna uma das espécies mais ameaçadas de extinção em nosso País.


O que Está Sendo Feito - Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu.
.

Aves nascidas no Refúgio, em janeiro.

O Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu trabalha com um programa de reprodução da espécie.

O trabalho de reprodução da ave no refúgio foi iniciado há oito anos, quando a primeira harpia chegou ao Refúgio Biológico. Em setembro de 2000, um macho com um ano de idade foi resgatado na BR 277. No refúgio, foi colocado em um ambiente isolado. Dois anos depois, foi encontrada uma fêmea de três anos, que ficava em uma área isolada no zoo de Brasília (DF). O animal foi cedido e o par foi formado.

No início, o par foi colocado em ambientes próximos, mas sem contato visual. Por seis meses, as harpias se conheceram apenas por piados. Outros seis meses ficaram separados por uma grade, podendo apenas trocar olhares. A técnica deu certo. Quando foram colocados juntos, eles não brigaram: formaram o casal e começaram a montar o ninho juntos.

Os primeiros três filhotes nasceram em 2007 e 2008, mas não sobreviveram aos primeiros dias. Já este ano, em janeiro, nasceram mais 2 filhotes, esses sim, sobreviveram.

Nenhum comentário: