domingo, 23 de agosto de 2009

Observação Tecnológica - TV Globo exibe testes de transmissão de conteúdo 3D.

No telão preso à parede, os protagonistas da nova novela “Viver a Vida” parecem saltar do cenário, assim como acontece com o bondinho do Pão de Açúcar, que se destaca da paisagem colorida do Rio de Janeiro. Já no Carnaval 2009, a impressão é que as sambistas saem da tela, assim como acontece com um grande tigre acoplado a um carro de escola de samba.

A possibilidade de filmar e transmitir imagens de TV em 3D (tridimensionais) foi apresentada a um grupo de jornalistas nesta sexta-feira (21), pela TV Globo, que já começou a testar a utilização da nova tecnologia.

Por enquanto, são só testes. “Estamos avaliando essa nova forma de transmissão, e por enquanto o único jeito de exibirmos esse tipo de conteúdo é nas salas de cinema 3D. Nossa estratégia é ter sempre conteúdo com o máximo de qualidade, e aí se encaixa essa nova tecnologia”, afirmou Fernando Bittencourt, diretor da Central Globo de Engenharia.

Segundo ele, futuramente um canal TV 3D pode ser disponibilizado via TV a cabo, por exemplo. A novidade exige um tipo especial de filmagem (a TV Globo tem duas dessas câmeras duplas) e pode ser visualizada apenas em televisores especiais.

Além disso, para assistir às imagens saltando da tela o telespectador tem de usar óculos como aqueles já adotados em cinemas 3D (no Brasil, existem cem dessas salas com projeção tridimensional, enquanto em todo o mundo estima-se que o número chegue a 6 mil).

Centro de pós-produção

O anúncio foi feito no Projac, o complexo de estúdios da TV Globo na Zona Oeste do Rio, durante um evento realizado para apresentar o novo centro de pós-rodução da empresa.

O local concentrará, a partir de setembro, toda a pós-produção do conteúdo de entretenimento da emissora. Novelas, minisséries, shows e especiais passarão por diversos tratamentos de som e imagens no local antes de irem ao ar.
TV interativa.

Bittencourt também reforçou, durante o evento, a chegada da interatividade da TV digital. Segundo ele, essa tecnologia deverá ser disponibilizada já de fábrica, nos conversores digitais (também chamados de set-top boxes), até o início do ano que vem, permitindo assim que o telespectador tenha uma atitude mais participativa diante da televisão.

Com a interatividade, será possível, por exemplo, receber na TV informações sobre o programa exibido naquele momento: sinopse do capítulo da novela, nome dos personagens e currículo dos atores.

Se a TV estiver conectada à internet, o aparelho poderá ainda exibir notícias, informações sobre o tempo e sobre a bolsa de valores, entre outros dados, de forma que isso não atrapalhe a experiência do telespectador.

Lançada oficialmente no final de 2007, a transmissão digital deve estar disponível em 50% dos municípios brasileiros até a Copa do Mundo de 2010, segundo Bittencourt.

“Será um grande salto para essa tecnologia tanto na questão da mobilidade [acesso a conteúdo via dispositivos portáteis, como celulares] quanto no consumo de aparelhos compatíveis com alta definição”, afirmou.


Os EUA deixaram de transmitir TV por sinal analógico em junho deste ano, enquanto a Europa pretende fazer o mesmo em 2012 e o Japão, em 2011.

Nenhum comentário: