quinta-feira, 9 de julho de 2009

Rapidamente Falando...

PESQUISADORES DESCOBREM NOVO MACACO NA ROTA DA BR-319.

Uma nova subespécie de macaco acaba de ser descoberta no Amazonas e já corre risco. O pequeno primata, batizado cientificamente como Saguinus fuscicollis mura, foi encontrado entre os rios Madeira e Purus, justamente sob o traçado da rodovia BR-319, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM). A rodovia, que hoje está abandonada e intransitável, tem a reforma prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra aguarda apenas a licença do Ibama para começar, e ambientalistas afirmam que a estrada poderá trazer uma devastação sem precedentes para a região. Depois de comparar cores, medidas e localização de pelo menos 13 parentes próximos do mamífero, o pesquisador Rohe comprovou que o animal era uma variação da espécie Saguinus fuscicollis, e a descrição da subespécie foi publicada na revista científica "International Journal of Primatology" em junho deste ano. O novo macaco é pequeno. Tem em média 23 cm de altura, 31 cm de rabo e pesa 350 gramas.
.
EXEMPLAR MAIS ANTIGO DA BÍBLIA É COLOCADO NA INTERNET.
.
Cerca de 800 páginas do exemplar mais antigo da Bíblia foram restauradas e estão disponíveis para consulta na internet. Os visitantes poderão ver imagens de mais de metade do manuscrito Codex Sinaiticus, escrito em grego em folhas de pergaminho no século 4. O projeto envolveu especialistas da Grã-Bretanha, Alemanha, Egito e Rússia, e, segundo eles, apresenta muitas possibilidades de pesquisa no futuro. "O Codex Sinaiticus é um dos maiores tesouros escritos do mundo", afirmou Scot McKendrick, diretor de manuscritos ocidentais da Biblioteca Britânica, em Londres.
.
ESTUDO APONTA QUE ATÉ 4.550 ESPÉCIES DE PLANTAS PODEM SE EXTINGUIR NA AMAZÔNIA.
.
Pesquisadores da Wake Forest University, nos EUA, fizeram simulações com mais de 40 mil das 50 mil espécies de plantas da Amazônia e chegaram à conclusão de que até 4.550 delas podem desaparecer até 2050 devido ao uso do solo da região para agricultura e pecuária. Os pesquisadores Miles Silman e Kenneth Feeley estimaram taxas de perda do habitat natural na região e, a partir disso, calcularam quantas espécies vegetais devem desaparecer. No cenário mais otimista considerado por eles, 2.400 espécies estariam condenadas até 2050. As 40 mil plantas vasculares (aquelas consideradas “superiores”, com tecidos especializados para o transporte de água e seiva) incluídas no estudo representam cerca de 80% da diversidade que se estima haver na Amazônia.
.
PETROBRAS SE TORNA A 34ª MAIOR EMPRESA DO MUNDO, SEGUNDO FORTUNE.
.
A Petrobras subiu da 63a para a 34a posição entre as 500 empresas de maior faturamento do mundo, segundo o mais recente ranking global publicado pela revista norte-americana Fortune, com base nos dados de 2008. A petroleira estatal foi a única companhia brasileira dentre as 100 maiores do mundo, segundo o levantamento, tendo registrado no ano passado um faturamento de 118,2 bilhões de dólares. Do Brasil, o ranking inclui ainda Bradesco, na posição de número 148, seguido por Itaúsa, controladora do Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Vale e Gerdau, nos lugares de número 148, 149, 174, 205 e 400, respectivamente. Pelo critério de lucratividade, a Petrobras apareceu na sexta posição, superando gigantes como a Microsoft (7a), General Electric (8a), Nestlé (9a) e Wal-Mart (14a). Nesse quesito, a mineradora brasileira Vale ficou na 16a posição. O relatório apontou a gigante anglo-holandesa de petróleo Shell como a líder do ranking, tornando-se a primeira companhia não norte-americana a encabeçar a lista.

Um comentário:

Anônimo disse...

Good dispatch and this enter helped me alot in my college assignement. Thank you on your information.