segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Rapidamente Falando...

SUS OFERECE MAIS DUAS VACINAS NO SEU CALENDÁRIO BÁSICO.

Duas novas vacinas serão incluídas no calendário básico de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de março, crianças menores de 2 anos contarão com a aplicação gratuita da pneumocócica 10-valente, contra a bactéria causadora de meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido, entre outras doenças e, a partir de agosto, da anti-meningococo C, que protege contra a doença meningocócica, principal causa de meningite bacteriana no Brasil. As vacinas poderão ser tomadas gratuitamente em postos de saúde. Com a introdução das vacinas, o Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério passará a ter 13 tipos de vacinas para proteger contra 19 doenças.

ÚLTIMA TEMPORADA DE "LOST" É APRESENTADA, NO HAWAII.

Mais de 10 mil fãs foram receber os astros de “Lost” na praia de Waikiki e foram convidados para uma exibição especial do primeiro episódio da nova – e última – temporada da série, que estreia nesta terça-feira (2) nos Estados Unidos. Os fãs começaram a fazer fila cerca de 12 horas antes do evento agendado para a noite de sábado (30), na esperança de conseguir se aproximar dos atores. Sentados em toalhas de praia e cadeiras dobráveis, eles assistiram ao episódio que dará início à sexta temporada da série. Entre os astros que estiveram no tapete vermelho estavam Matthew Fox, Evangeline Lilly, Josh Holloway, Yunjin Kim e Michael Emerson.

GRUPO FABRICA NEURÔNIO COM CÉLULA DA PELE, SEM CÉLULA-TRONCO.

Cientistas anunciaram nesta quarta-feira (27) ter conseguido fazer com que células de pele relativamente comuns fossem transformadas em neurônios, diretamente. Foi a primeira vez que um experimento criou tecido nervoso a partir de outro tipo, sem precisar revertê-lo antes a um estado primitivo, similar ao de células-tronco embrionárias. Usando tecido cutâneo de camundongos recém-nascidos, os cientistas conseguiram manipular genes das células até que elas adquirissem características de neurônios. Liderado por Marius Wernig, da Universidade de Stanford, o trabalho, publicado na "Nature", pode facilitar a criação de tecidos para pesquisa e, talvez, tratamentos de doenças. Sem passar pelo estágio de célula-tronco, o risco de o tecido alterado formar tumor é menor.

Nenhum comentário: