quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Rapidamente Falando...

"RAIO X" É ELEITO A MELHOR INVENÇÃO DA HISTÓRIA.

A máquina de raio X foi eleita a melhor invenção de todos os tempos em uma votação realizada pelo Museu de Ciências de Londres. O equipamento, criado em 1895, recebeu 10 mil do total de quase 50 mil votos computados pelo museu, que pediu para os eleitores refletirem sobre o impacto da invenção no passado, no presente e no futuro. Ele possibilitou pela primeira vez a visualização do interior do corpo humano sem que fosse preciso abri-lo. A medicina foi um dos campos que receberam mais votos, colocando duas outras invenções no topo da lista: a penicilina (em segundo lugar) e a descoberta da estrutura do DNA (em terceiro). Entre as dez invenções mais votadas estão ainda a nave Apollo 10, a máquina a vapor e o telégrafo. A eleição foi realizada pelo Museu de Ciências de Londres para marcar o seu centenário. Exemplares dos objetos mais votados estão expostos no local.
.
BRASILEIRO GASTA 66 HORAS POR MÊS NA INTERNET.
.
Em setembro de 2009, cada brasileiro com acesso à internet em casa e/ou no trabalho gastou em média 66 horas e 24 minutos conectado, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira (4) pelo Ibope Nielsen Online. Esse tempo refere-se à navegação na internet e também ao uso de aplicativos, como comunicadores instantâneos, tocadores de música, programas de download e de voz sobre IP. Se excluídas essas ferramentas on-line, o tempo médio de uso do computador no mês passado cai para 43 horas e 51 minutos por pessoa. Já a quantidade de usuários ativos ficou em 35,5 milhões, enquanto o número de pessoas com acesso chegou a 46,6 milhões -- este segundo grupo pode usar a internet, mas não necessariamente o fez. Se considerados os acessos públicos (LAN houses, bibliotecas, escolas e telecentros), o Brasil conta com 64,8 milhões de usuários de internet com mais de 16 anos. Os números de setembro apresentaram queda em relação a agosto, quando foram registradas 68 horas e 46 minutos de uso do computador (com aplicativos), 46 horas e 14 minutos (sem aplicativos) e 37,2 milhões de usuários ativos. “Essa diminuição não é relevante, pois está diretamente relacionada com o fim de semana prolongado registrado entre os dias 5 e 7 de setembro”, explicou José Calazans, analista de mídia do Ibope Nielsen Online.
.
JAPÃO USA TECNOLOGIA PARA "ENTERRAR" GASES DO EFEITO ESTUFA.
.
O Japão pretende acabar com os gases de causadores do efeito estufa mediante uma controvertida tecnologia que visa a capturá-los e armazená-los nas entranhas do planeta, uma técnica que já começou a ser experimentada em uma fábrica do sul do país. O grupo Toshiba colocou em andamento na fábrica de Mikawa o projeto piloto dessa inovadora tecnologia de captura e armazenamento de carbono (CCS, em inglês), considerada um complemento necessário junto a energias renováveis como a eólica e a solar na luta para reduzir as emissões industriais de gases causadores do aquecimento global. Em setembro, a fábrica de Mikawa começou a extração de 10 t de CO2 do gás que resulta quando queima carvão para produzir eletricidade. Segundo o chamado método pós-combustão, esse gás é introduzido num contêiner que o mistura com outros líquidos solventes. E submetido a altas e baixas temperaturas, o CO2 se separa e se converte num líquido. O passo seguinte agora - apesar de ainda não experimentado no Japão - será introduzir esse líquido numa espécie de armazém criado no subsolo para enterrá-lo longe da atmosfera.

Nenhum comentário: