quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Observações Tecnológicas - Aprenda a configurar o Outlook Express.

Hoje vamos dar algumas orientações sobre a maneira de configurar o seu Outlook Express de modo a que você possa tirar dele o máximo de proveito.

1- Na tela principal do Outlook Express, clique em "Ferramentas" e a seguir em "Opções". Você verá a janela abaixo com 9 abas:

Vamos explorar cada uma delas, começando pela aba "Geral".

Sugerimos que você marque sua aba de acordo com o desenho acima, deixando desmarcada a opção de grupo de notícias, que não nos interessa no momento. O conteúdo é auto-explicativo e permitirá que você eventualmente discorde da configuração sugerida. Passemos para a aba "Leitura".

Nós usamos a configuração mostrada, mas você poderá ter a liberdade de, por exemplo, mudar o tempo de exposição antes de dar a mensagem como lida. Vamos para "Confirmações".

Não lhe aconselhamos a marcar para que todas as mensagens que envia recebam uma confirmação do destinatário. Isso vai transformar você numa pessoa maçante. Quando necessitar confirmação de alguma mensagem específica, sempre poderá acionar essa opção no "Ferramentas/Solicitar confirmação de leitura". Igualmente, no caso inverso, achamos o mais conveniente que você tenha a opção de autorizar ou não a confirmação das mensagens que receber. E agora, "Envio".

Se você não marcar a primeira opção, sua mensagem uma vez enviada, será perdida. Se você pretende redigir muitas mensagens e depois voltar fazendo uma revisão em cada uma, deve desmarcar a segunda linha, para depois comandar manualmente o envio das mensagens. A terceira linha deve ser usada com muito cuidado, pois de repente seu Address Book ficará cheio de nomes com pouca significação para você. Há o recurso de escolher quais e-mails anexar ou não ao Address Book. Marcar Completar endereços é uma boa, vai lhe poupar muita digitação. E incluir a mensagem na resposta também é interessante, pois facilitará o entendimento pela pessoa a quem você responder uma mensagem. Não se deve marcar Responder a mensagem no formato em que foi enviada. Você deve ter liberdade de escolha desse formato. No Formato para envio de mensagens, se você pretende anexar formatações de textos, figuras e músicas, escolha como HTML. Vejamos "Redação".

Aqui você tem a liberdade de escolher a Fonte, o Tamanho e a Cor automaticamente para todas as suas respostas ou novas mensagens. Mas lembre-se ao escolher fontes muito artísticas, que o destinatário só verá a fonte que você escolheu se também a tiver instalada no seu computador, caso contrário receberá numa fonte substitutiva, geralmente, Times New Roman. E agora, as muito "Assinaturas".

Você pode criar um ou até vários textos pre-estabelecidos para usar como fecho de seus e-mails. A janela guia você nesse mister e para inserir a assinatura na mensagem, é só clicar no ícone respectivo da Barra de Ferramentas, ou ir pelo menu "Inserir". Se você optar pelo automatismo para todas as mensagens, quando acabar cada uma, ao enviá-la a assinatura será automaticamente acrescentada. E agora, "Verificar ortografia".

As principais opções são a verificação automática e a sugestão de alterações. É recomendável a exclusão do texto original e dos endereços da Internet. Nós preferimos usar a verificação ortográfica a nosso comando. "Segurança", se mal configurada, causa muitas decepções e frustrações ao usuário do Outlook Express.

Se você quer receber efeitos visuais e músicas nos e-mails que lhe enviam, deverá marcar Zona da Internet (menos segura, porém mais funcional). E se você marcar Não permitir que sejam salvos nem abertos anexos que possam conter vírus, simplesmente todos os anexos das mensagens que você receber, serão indiscriminadamente eliminados. Vamos a ver a aba "Conexão".

É conveniente marcar Avisar antes de alternar as conexões dial-up, principalmente se você acessa usando mais de um provedores, o que acontece com quase todos nós que temos sempre o milagroso paraquedas reserva" do IG. Finalmente "Manutenção".

Aqui, o importante é deixar desmarcada a opção Esvaziar pasta "Itens excluídos" ao sair, pois caso contrário você vai perder todas as mensagens dessa pasta e algumas poderiam voltar a lhe interessar no futuro. Sempre é preferível esvaziar essa pasta manualmente. O restante da aba diz respeito a grupos de notícias, o que não estamos abordando no momento presente.

E agora, mãos à obra, vá aplicar o que aprendeu aqui.

Nenhum comentário: