quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Observações Tecnológicas - Internet pela rede elétrica enfrenta obstáculos.


A oferta de acesso à internet pela rede de eletricidade pode acabar não se tornando realidade no Brasil por causa de exigências impostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dizem empresas interessadas em explorar esse serviço.
Mesmo as distribuidoras mais adiantadas na tecnologia temem que não seja viável se lançar no negócio porque não querem correr o risco de serem obrigadas a ceder sua rede para uma outra empresa, fora do próprio grupo.
O uso da rede elétrica para o tráfego de internet é considerado uma ferramenta importante para disseminar o acesso à banda larga no Brasil. Isso porque a rede das distribuidoras de energia é bem maior do que a malha de operadoras de telefonia e de TV a cabo e atinge parte expressiva do território brasileiro.
O problema apontado pelas empresas está na regra aprovada pela Aneel no ano passado, ao regulamentar a exploração dessa tecnologia. Ela estabelece que as distribuidoras de energia terão de fazer uma concorrência pública para escolher, pelo menor preço, a empresa de telecomunicações que prestará o serviço.
Assim, mesmo que a distribuidora tenha uma subsidiária específica para a banda larga elétrica, esta terá de concorrer com os demais interessados, em igualdade de condições, para ter o direito de usar sua rede.
MONOPÓLIO
Para Orlando Cesar Oliveira, diretor da Copel Telecom, braço da banda larga da Companhia Paranaense de Energia (Copel), a legislação da Aneel está fortalecendo o monopólio das redes nas mãos das grandes empresas de telecomunicações.
Ele explica que há hoje três tecnologias para conexão em banda larga: pela rede das empresas de telefonia, pelos cabos das operadoras de TV paga e pela rede elétrica (Power Line Communication-PLC). Nas duas primeiras, as redes são usadas para oferecer serviços de internet, sem necessidade de licitação.
"A Telefônica vende o Speedy e a Oi vende o Velox; elas têm uso exclusivo de suas redes e não pagam por isso", afirmou Oliveira. "Na energia, estão exigindo uma chamada pública."
Para o presidente da Associação das Empresas Proprietárias de Infraestrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações (Aptel), Pedro Jatobá, ao fazer a oferta pública, a distribuidora corre o risco de ter sua infraestrutura alugada por terceiros "e, se depois precisar usá-la, teria de contratar quem arrendou a rede dela".
Para Jatobá, essa imposição, somada à exigência da Aneel de que 90% da renda com o PLC seja revertida para reduzir a tarifa dos consumidores de energia, pode desencorajar a entrada das elétricas no negócio.
"Essa timidez ou pouca resposta que estamos tendo na instalação dos equipamentos é reflexo dessas dificuldades", disse Jatobá.
RISCOS
Cesar Oliveira, da Copel, alerta para a possibilidade de que, numa concorrência pública para o uso de sua rede pelo critério do menor preço, uma grande empresa de telecomunicações vença a disputa apenas com o objetivo de preservar mercado, sem necessariamente oferecer os serviços.
O diretor da Aneel Edvaldo Santana defende as exigências incluídas pela agência no regulamento da tecnologia. Segundo ele, fazer licitação para escolher quem presta o serviço de PLC é uma maneira de garantir o menor preço aos clientes dessa nova tecnologia de banda larga. "A obrigação da Aneel é sempre buscar o menor preço", disse Santana.
Para ele, a competição é o melhor critério para escolher a empresa que vai prestar o serviço de PLC, em vez de simplesmente dar a uma subsidiária da distribuidora essa atribuição. "Toda operação verticalizada, regra geral, é mais cara para o consumidor", argumentou.
Outro ponto criticado pelo diretor da Copel é a exigência de pagamento pelo uso da rede, mesmo que a infraestrutura seja explorada por uma empresa do mesmo grupo da distribuidora. "O regulamento da Aneel põe em risco o uso do PLC e encarece a tecnologia", argumenta.
CHANCE DE MUDANÇA
Santana, da Aneel, argumenta que as regras não inviabilizam a expansão dos serviços de internet pela rede elétrica, mas deu sinais de que a agência está disposta a dialogar caso haja frustração dos investimentos em PLC por causa da regulamentação.
"Se as empresas comprovarem que é inviável, a Aneel jamais vai resistir a aprimorar o regulamento. Mas até agora não chegou nada aqui para a gente."
O diretor da Copel Telecom ressalta ainda que a tecnologia PLC vai permitir a oferta de outros serviços, além de internet, como televisão e telefone. "Serão multioperações. O uso do PLC requer integração e afinidade entre operadoras. No mundo inteiro, essa operação só ocorre porque é feita dentro da mesma corporação", disse Oliveira.
As regras da Aneel, segundo ele, causam insegurança para investimentos no PLC. Para a implantação da tecnologia, estão sendo estimados investimentos de US$ 400 por consumidor.
Ele cita o exemplo do Paraná, onde, para atender a um terço da população, seriam necessários US$ 400 milhões. "Quem vai fazer um investimento desses sem a certeza se aquilo vai funcionar ou não?", questionou.
Paraná testa
A conexão rápida à internet pela rede elétrica, com velocidade de até 20 megabits por segundo (mbps), já está sendo testada por 102 pessoas em Santo Antônio da Platina, no Paraná. Os testes estão sendo feitos pela Copel Telecom, que pretende lançar comercialmente o produto no segundo semestre deste ano.
Os testes incluem residências de todas as classes sociais, comércio e indústria, além de hospitais e escolas públicas e privadas. Até junho, serão ampliados para 300 pessoas. Nesta fase, que começou há seis meses, a Copel está atualizando a tecnologia, conhecida como Power Line Communication (PLC), para dominar a engenharia de implantação. Também estão sendo feitas adaptações na rede para receber os sinais de internet.
Na segunda fase, de operação comercial, a Copel pretende atender de 3 mil a 10 mil clientes. "Vamos oferecer comercialmente caso a regulação não seja impeditiva", ressaltou Oliveira, em entrevista à Agência Estado.
Ele aposta no PLC como instrumento essencial na universalização da banda larga, mas disse que é preciso que isso seja definido numa política pública. Segundo Oliveira, as instalações mais simples, como as de uma residência pequena, permitem velocidades mais altas de conexão.
O modelo de negócios do PLC da Copel será a cobrança sobre o consumo, seguindo o modelo de energia, que não paga pela conexão, só pelo gasto. Ele não fala em preço, mas garante que será muito menor que os serviços oferecidos atualmente. As informações são da edição de domingo do jornal O Estado de S.Paulo

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Planeta Down - Macromedia Studio MX – PTBR

Macromedia Studio MX – PTBR
Conta com todos softwares da Linha MX da Macromedia… Incluindo nele:
Flash MX
DreamWeaver MX
Fireworks MX
ColdFusion MX

Estilo: Anti-Spywares e Adwares
Fabricante: Macromedia
Tamanho: 540.2 Mb
Formato: Iso
Idioma: Português


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Observações Tecnológicas - Pesquisa mostra quais são as melhores fotos para ganhar amigos em redes sociais.

Quer ganhar novos amigos nas redes sociais, como o Orkut ou Facebook? Uma pesquisa divulgada pelo blog OkTrend apontou quais são os principais mitos em relação ao que não fazer na hora de colocar uma fotografia em seu perfil.
A velha história de que um rosto bonitinho e sorridente conquista novos amigos é mesmo verdade? O estudo foi feito a partir da observação de 7.000 perfis de usuários da rede social para encontros OkCupid.com, não tão conhecida pelos brasileiros. Confira o resultado:

1º Mito: Não mostre a barriguinha

Homens com corpo sarado, não escondam o abdômen! A pesquisa mostra que usuários com perfil mostrando a barriguinha ganham, em média, 9 amigos por mês. Já os que preferem usar uma camiseta, ganham menos de 6.
Já as mulheres que quiserem ganhar novos amigos devem abusar do decote. O número de novos amigos chegou a 12,9 por mês.

2º Mito: É melhor sorrir

Se você for homem, tire o sorriso do rosto, faça cara de sério e não olhe para a câmera. Segundo a pesquisa, essa é a pose preferida entre as mulheres que buscam novos amigos do sexo oposto no site. Sorrisos e caras sensuais não chamam a atenção do sexo feminino.
As mulheres não devem sorrir também. O segredo é manter os olhos fixos na câmera e fazer uma carinha bem "sensual". Para se ter uma ideia, mulheres com essa pose ganharam, em média, 9,3 novos amigos em um mês. As que optaram por sorrir, ganharam 8.

3º Mito: Não tire fotos com sua webcam ou celular

Segundo o estudo, os internautas que participam de redes sociais não se incomodam com fotos tiradas com webcams ou celulares, mesmo com a baixa resolução da imagem.
Agora, se você quiser ganhar ainda mais fãs, experimente tirar auto-retratos fazendo uma carinha "sensual". A velha pose "biquinho de pato" é a campeã de popularidade, de acordo com a pesquisa. Em um mês, a média de novos amigos para pessoas com essa pose é de 15. Em seguida vem as fotografias em camas, com uma média de 10 novos amigos.

4º Mito: Seu rosto precisa aparecer na foto

Rostinhos bonitos e bem clicados não garantem que o número de "amigos" do sexo oposto cresça no perfil. A pesquisa indicou que usuários que postaram fotos não comuns —com mistério, mostrando lugares bacanas ou outras partes do corpo— em seu perfil ganharam um número maior de novos contatos do que os que apenas optaram pelo rosto.
Mas é claro que se o seu objetivo for marcar um encontro com o "novo amigo", é fundamental que o rosto apareça. Ou prefere arriscar?

domingo, 24 de janeiro de 2010

Planeta Down - Cd Luan Santana - Meteoro Ao vivo

Luan Santana

Com apenas 18 anos de idade, o cantor Luan Santana, mais conhecido como "Gurizinho", tem uma agenda lotada e um currículo que inclui apresentações em vários estados e eventos nacionais importantes, como, por exemplo, a "Festa de Peão de Barretos". Como se não bastasse tudo isso, o garoto prodígio da música sertaneja lança o 1º DVD da sua carreira, sem dúvida uma um marco pra qualquer artista. O show de gravação do DVD ocorreu na cidade natal de Luan, Campo Grande, e apresentou canções inéditas e as músicas mais famosas do seu disco anterior. O show contou com um público entusiasmado de algumas dezenas de milhares de pessoas e com uma superprodução de som e imagem. O produto promete ser sucesso certo. Alguns vídeos gravados pelos celulares dos fãs que compareceram ao evento estão circulando no Youtube e recebendo um grande volume de visitas. 

Faixas:

1. Texto de Abertura
2. Meteoro
3. Você Não Sabe o que é Amor
4. Sinais
5. Tô de Cara
6. Aqui é o Seu Lugar / Digitais
7. Minha Boca Você Não Beija Mais
8. Jogo do Amor
9. Vou Voar
10. Sempre com Você
11. Eu to Jogando Verde
12. Sobrenatural
13. Apaixonado / A Loira do Carro Branco
14. Pra Você Lembrar de Mim
15. Você do Meu Lado
16. A Louca
17. Chocolate
18. Amigos Pela Fé

Gravadora: SOM LIVRE
Ano de lançamento: 2009
Ao Vivo: Sim
Formato: RAR/MP3
Tamanho: 104 MB

BAIXE AQUI ou BAIXE AQUI

sábado, 23 de janeiro de 2010

Observações Tecnológicas - Empresa cria celular lavável

Aparelho tem cobertura anti-microbiana e pode ser levado à lavadora de louças

A empresa norte-americana Seal Shield anunciou o lançamento do SEAL CELL , um telefone celular 100% à prova d’água e coberto com um revestimento anti-microbiano. Segundo a empresa o aparelho pode ser lavado em uma pia ou lava-louças, o que ajudaria a prevenir a proliferação de bactérias comuns em superfícies frequentemente manuseadas.

Segundo a empresa, um estudo da Universidade do Arizona mostrou que os telefones celulares são o principal veículo para transporte de bactérias, e podem abrigar colônias de até 4 mil indivíduos por centímetro quadrado, 500 vezes mais do que o encontrado em um banheiro típico. Sua tecnologia, dizem, pode ajudar a evitar a proliferação de microorganismos como H1N1, Norovirus e MRSA .

O SEAL CELL é um celular GSM Dual- SIM quadribanda, com câmera de 2 MP, lanterna LED , conexão de dados via GPRS , Bluetooth 2.0, GPS e tecnologia para eliminação do ruído de fundo em ligações. O aparelho chega ao mercado ainda no início deste ano, com preço ainda não definido, e não é o primeiro aparelho “lavável” e anti-microbiano da companhia. A empresa também produz uma variedade de teclados, mouses e controles remotos para TV.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Observações Tecnológicas - Dez dicas para poupar tempo ao fazer buscas na web

Esqueça a biblioteca de Alexandria. A Internet é, sem dúvida, a maior fonte de informações da história. Entretanto, encontrar informação útil nesta caótica e quase infinita estrutura pode ser bastante complicado. Confira dez dicas para não perder tempo e otimizar suas buscas na rede.

1- Tenha claro o que procura

Estar focado no que se busca é básico para que não se perca tempo. Mas se existe algo que inclina à divagação e à dispersão é a busca na Internet. Quando estamos procurando, às vezes encontramos coisas que não eram exatamente nosso objetivo, mas que se tornam interessantes. Então, vamos olhar, e acabamos perdendo o caminho. Portanto, ao iniciar uma busca, tenha um objetivo bem definido em mente. Por exemplo, saber "qual o nome dos sete anões da Branca de Neve em espanhol" - e evite perder tempo averiguando quem dubla cada um dos personagens, o ano do filme da Disney, quantas vezes foi exibido, e assim por diante.

2- Escolha a ferramenta adequada

"Ora, o Google", dirão alguns. Mas ainda que este seja o buscador mais popular, a informação flui por diferentes caminhos. Não se restrinja ao site campeão: outros meios podem ser fóruns, blogs, sites especializados ou até mesmo seus contatos no messenger. Às vezes, o que se procura está a um contato de distância. Preste atenção também a outros mecanismos de buscas - sim, eles existem.

3- Aprenda a usar a ferramenta

Ao escolher um buscador, antes de mais nada vale a pensa investir um pouco de tempo para saber exatamente como ele funciona. Se é melhor realizar a busca usando os termos entre aspas, se usa os operadores lógicos "and", "or" e outros, ou se realiza buscas contextuais em páginas concretas. Todo o tempo gasto em conhecer a ferramenta é tempo que será economizado ao conseguir utilizá-la com objetividade.

4- Seja claro e objetivo

Ainda que os mecanismos de buscas vão sendo otimizados para entender a maneira de pensar humana, os humanos também podem conhecer a maneira de raciocinar de uma ferramenta de busca. Por exemplo, para fazer uma busca de várias palavras, é conveniente pensar não apenas em como se procura mas também em como o programa que gerencia as buscas vai entender o pedido que se faz. Por exemplo, em vez de procurar por "amor e poesia", frase que tem um "e" que muitas vezes é ignorado pelos buscadores, é melhor buscar "poesia amor" - mais facilmente o programa entenderá que são duas palavras-chave a considerar em seus parâmetros de busca.

5 - Aprenda a diferenciar à primeira vista

Ao fazer uma busca, é bom conseguir determinar de cara se os resultados têm algo a ver o que se quer encontrar. Basta olhar as primeiras palavras de cada resultado para saber se foi encontrada informação útil ou simplesmente sites que pouco têm a ver com o que se precisa encontrar. Perca alguns segundos analisando as primeiras linhas dos resultados. Você saberá se está na pista certa.

6- Use inglês, dicionários e tradutores

Outras línguas, como espanhol ou português, podem até estar ganhando mais espaço na Internet, mas a realidade é que a imensa maioria das páginas está - ou oferece versão - em inglês. Portanto, se você não encontra em português o que procura, experimente traduzir as palavras-chave para o inglês e fazer nova busca. Se precisar, utilize dicionários ou mesmo os tradutores online para investigar páginas que pareçam interessantes.

7- Aprenda a buscar indiretamente

A busca indireta dá resultados ótimos quando parece ser impossível encontrar aquilo que se busca. Trata-se de não atacar diretamente o tema que procuramos, mas buscar algo relacionado com ele. Por exemplo, procurar a letra de uma canção de Elvis Presley da qual não se lembra o nome. Se não se encontra nada a partir de "Elvis Presley", pode-se experimentar usar um pedaço da letra do qual se recorde (como "kiss me my darling"). Entre os primeros resultados, certamente estará a letra de "It's now or never". Isso é aplicável a uma grande variedade de temas, e é especialmente útil quando o tema principal da busca é muito amplo ou quando, por exemplo, buscamos o nome de uma pessoa, já que pode haver muito mais gente com tal nome do que se imagina.

8- Imagens

A busca de imagens é especialmente complicada, e para conseguir os melhores resultados, além de usar dicas anteriores (busca indireta, tradução para outras línguas), não use apenas a busca de imagens do Google, por exemplo. Procure também por sites que possam conter as imagens que você quer, e aproveite outros buscadores - inclusive específicos para imagens.

9- A Wikipedia é amiga

Se a procura é por um termo popular, é quase certo que já exista na wikipedia. A enciclopédia global online colaborativa tem informação de qualidade. Não se perde muito tempo em consultá-la, mas pode-se economizar tempo ao encontrar lá o que se procura e, muitas vezes, outras referências sobre o assunto permitem que se tenha mais fontes de informação.

10- Experiência é a princial aliada

Na busca via Internet a experiência não é um grau, são 360. À medida que fizer buscas, você aprenderá a discriminar melhor, vai adicionar aos seus sites favoritos outros buscadores especializados, que funcionem melhor para determinados assuntos, e aprenderá também a pensar mais como uma ferramenta de busca, porque as entenderá melhor. Ou seja: busque e aprenda com as buscas que faz. Em pouco tempo você se tornará uma ferramenta indispensável para outras pessoas que não vão precisar de um buscador: elas terão você.